Olá!
Hoje vamos falar sobre o Transtorno Obsessivo Compulsivo, mais popularmente conhecido como TOC. O transtorno é caracterizado pelos pensamentos obsessivos e também pelos comportamentos compulsivos.
Os pensamentos obsessivos são pensamentos repetitivos que vêm contra a vontade da pessoa, como se estivesse invadindo a cabeça dela. São chamados de pensamentos intrusivos porque podem vir com qualquer conteúdo, os mais variáveis possíveis. Às vezes, vem com conteúdos bizarros ou que não fazem muito sentido e causam um grande sofrimento à pessoa que vive esses pensamentos.
Existem vários tipos de pensamento obsessivo, os mais conhecidos são os pensamentos do tipo de contaminação, em que a pessoa acredita que está contaminada por algo, que está suja ou de simetria, em que ela acha que as coisas estão fora do lugar e que precisam ser realinhados ou ajustados caso ela não faça isso traz um grande desconforto para ela.
Existe a de checagem, em que a pessoa tem uma dúvida muito grande e precisa checar várias vezes se ela tem certeza daquilo que aconteceu ou se as coisas estão saindo da forma como ela espera.
Muitas vezes, as pessoas quando têm a ansiedade que vem com esse pensamento já traz muita ansiedade, muito sofrimento, elas começam a adotar comportamentos repetitivos para tentar aliviar a angústia que os pensamentos trazem. A isso, a gente chama de comportamento compulsivo ou compulsão.
A maioria das pessoas conhece o TOC mais pelos comportamentos compulsivos. Quando as pessoas, por exemplo, têm um pensamento de que estão contaminadas, elas começam a lavar as mãos várias vezes seguidas para tentar aliviar essa angústia de estar suja ou contaminada. Algumas pessoas, por exemplo, acreditam que se elas não fizerem determinado comportamento, vai acontecer uma catástrofe neta em um algum pensamento desse tipo e começam a realizar comportamentos repetitivos para aliviar essa angústia.
E se tem outro tentar tirar esse pensamento cabeça? Às vezes, a pessoa tem tanto o pensamento obsessivo quanto o comportamento compulsivo. Às vezes, ela tem também só o pensamento obsessivo.
Muitas pessoas, por saber que esses pensamentos não fazem sentido ou que são estranhos ou que podem ser encarados por outras pessoas, quando as vêem realizando esses comportamentos repetitivos, que não tem uma finalidade aparente, elas sabem que elas podem ser taxadas muitas vezes como loucas ou que as pessoas podem fazer perguntas. Elas se sentem muito constrangidas por causa dos sintomas de TOC e geralmente, elas sofrem caladas ou sozinhas por anos, às vezes, por décadas, até realmente procurar ajuda.
São pessoas que muitas vezes sofrem caladas, sozinhas porque têm vergonha dos sintomas, porque não entendem o que está acontecendo ou que pensam que são pensamentos e aí se sentem culpadas muitas vezes por estar pensando essas coisas ou sofrem muito e não querem revelar pelo medo de serem julgadas como loucas ou como doentes ou que isso as prejudica de alguma forma no seu meio social e não procuram ajuda.
Muitas vezes, os pacientes escondem até mesmo dos profissionais de saúde os sintomas por medo de serem julgados como doentes ou por não entenderem que se trata de um transtorno.
Se você estiver sofrendo de algo parecido, se você se identificou com isso que acabei de falar ou conhece alguém que esteja sofrendo algo parecido, procure ajuda. Compartilhe esse vídeo, fale com essa pessoa.
Um abraço e até a próxima.
Fonte: TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO (TOC): SINTOMAS por Espaço Bom Viver