Stress, Ansiedade e Depressão – Fatores de Risco Cardiovascular
Olá pessoal, tudo bem?
Então, sempre tenho falado com vocês sobre a questão do stress, sobre a questão da depressão, sobre a questão da ansiedade. A gente, enquanto cardiologistas, está cada vez mais atendendo pacientes psiquiátricos. E a gente nota que, na última década, dos 10 anos para cá, aumentaram muito a quantidade de pessoas com problemas psiquiátricos. Cada vez as pessoas estão mais ansiosas, mais tristes, mais preocupadas. Mas por que que eu tô falando isso?
A gente sabe que existem estudos que mostram que ansiedade, nervosismo e depressão podem aumentar o risco de você ter um infarto no futuro. Então, existe uma substância que chama interleucina-6 e outras substâncias. Elas são fatores inflamatórios e estão diretamente relacionados ao aumento do risco cardiovascular. A gente nota que nessas pessoas que estão depressivas, que são ansiosas, há um aumento da quantidade dessas substâncias. A pessoa que é mais estressada, ela tem a sua pressão arterial mais elevada e ela tem o seu colesterol HDL mais baixo.
A pessoa que é ansiosa, ela chega com dor no peito, batedeira, falta de ar, tontura, sensação de desmaio. A gente faz ali um exame físico muito bem feito e alguns exames complementares. Quando a gente descarta problema do coração, aí sim, a gente faz o encaminhamento ao psicólogo e ao psiquiatra. Mas o paciente ele tem que, da mesma maneira que a gente cuida do coração, o psiquiatra é que vai cuidar da tua mente. Ele que vai ver se você precisa ou não tomar medicamentos. O psicólogo vai conversar com você, vai tentar descobrir o que tá acontecendo, por que que você tá ficando depressivo, por que que você tá ficando ansioso. Então, você precisa procurar ajuda médica.
E muitas vezes, no consultório, quando eu falo isso para o paciente, o paciente fica chateado. Não é questão de ser louco. Psiquiatra cuida de pessoas ansiosas e depressivas. Ele que deve tratar esses casos com você. Após o cardiologista descartar doenças do coração, tá bom pessoal?
Então, o recado de hoje é esse: procure o especialista. Não vão passar a vida inteira ansiosos, a vida inteira estressados, sem procurar ajuda médica. Existe tratamento para essa doença que é o mal do século, a ansiedade e a depressão.
Um grande abraço!
- Stress, ansiedade e depressão podem aumentar o risco cardiovascular.
- A pessoa que é mais estressada, ela tem a sua pressão arterial mais elevada e ela tem o seu colesterol HDL mais baixo.
- A pessoa que é ansiosa, ela chega com dor no peito, batedeira, falta de ar, tontura, sensação de desmaio.
- Procure ajuda médica com especialistas em saúde mental.
Fonte
Ansiedade tem cura? por Dr. Roberto Yano