Transtorno Bipolar na Infância
Olá, tudo bem? Aqui é o Twins Som dos Organizadores. Em janeiro, convidamos um neuropediatra para falar sobre um tema que ainda é considerado um tabu na sociedade: o transtorno bipolar na infância.
Muita gente acha que crianças não podem desenvolver transtorno bipolar, mas isso não é verdade. Apesar de ser um transtorno relativamente incomum, que atinge em torno de 0,8% a 1% das crianças, o transtorno de humor bipolar pode causar prejuízos no relacionamento social e no desenvolvimento da infância.
Sintomas do Transtorno Bipolar na Infância
O transtorno bipolar na criança com menos de 5 a 6 anos pode se manifestar de várias formas e sintomas, sendo muito difícil de ser identificado. Alguns sintomas mais comuns incluem:
- Irritabilidade excessiva;
- Oscilação de humor;
- Comportamento isolado;
- Problemas no sono;
- Agressividade física e verbal;
- Problemas de relacionamento.
Outros fatores que podem aumentar a suspeita do transtorno incluem história familiar, ambiente de abandono ou rígido, hipersexualidade precoce e mania de grandeza.
Busca por Atendimento Especializado
Se os pais notarem alguns desses sinais na criança, é importante buscar por um atendimento especializado. Levar a criança a um psicólogo, psiquiatra infantil ou neurologista infantil para uma primeira avaliação é fundamental.
Cuidado com pré-julgamentos e com a ideia de que a criança nasceu desse jeito. O histórico familiar da criança, internações anteriores em hospitais psiquiátricos ou tentativas de suicídio na família devem chamar a atenção dos pais.
Conhecimento gera consciência. Se você gostou desse vídeo e quer receber mais conhecimento, inscreva-se no canal Meu Saber no YouTube.
Um grande abraço a você!
Fonte
Crianças podem ter TRANSTORNO BIPOLAR? Crianças Bipolares? por NeuroSaber