Pular para o conteúdo

Entrevista com Guta Stresser aborda o diagnóstico da esclerose múltipla no programa Fantástico da TV Globo

Guta Stresser: diagnosticada com esclerose múltipla

No início, ninguém sabia ainda, nem ela, que aquela tristeza era muito mais do que pela nota baixa numa competição. Sofri muito, mudança, porque eu ficava sofrer com as notas. Daí foi meu Deus do céu, não tô conseguindo que eu queria, né? E bem fazer bem isso mesmo, tava muito que eu falava que pode, eu tinha muito pela cidade para decorar, agora não consigo pegar uma coreografia.

Guta Stresser está com 49 anos, atriz de cinema, teatro, se destacou na televisão como a Bebel da Grande Família. O programa foi ao ar de 2001 a 2014 e atriz ficou na Globo até 2015. Participou do quadro Dança dos Famosos entre Outubro e dezembro de 2020 e hoje lembra de uns episódios estranhos que já vinham acontecendo.

“Eu ficava muito confuso às vezes, mentalmente, de eu esquecer palavras muito simples, não era tipo assim me alcançar um copo. São Abrir fisicamente, por exemplo, vai pegar um copo d’água e de repente a perde a força do braço, caiu copos, fogo é como um boba, né?”. Aí, com a dificuldade do Dança dos Famosos, foi atrás de médicos de diferentes áreas. Até que, em janeiro de 2021, fez um exame de ressonância magnética e veio o diagnóstico: esclerose múltipla.

O que é esclerose múltipla?

É uma doença do café tô sistema nervoso central do cérebro, medula, e ela tem uma causa autoimune. O mau funcionamento do sistema imunológico provoca inflamação na bainha de mielina, que é essa capa de gordura que envolve os neurônios. Com a bainha de mielina inflamada, a condução dos impulsos elétricos ao longo das fibras nervosas se torna lenta ou nem se propaga. Então, os comandos do cérebro ao resto do corpo não são transmitidos, daí os diversos sintomas como distúrbios de memória e atenção, falta de coordenação motora, perda da força, sensibilidade e alterações visuais.

Tratamento da esclerose múltipla

Uma peça que ela afeta em geral pessoas na idades a luta não tá jovem, entre 18 e 55 anos. A esclerose múltipla da Guta é a chamada remitente-recorrente, em que o paciente tem essas crises dos melhores plantaria mente, desculpa da no atendimento médico vai ver que ta inflamado fazem corticoide o paciente melhor daqui a um tempo se ele não fizer nenhum tratamento específico para prevenir esses outros vai ter outro surto. O tratamento para essa forma de esclerose múltipla costuma ter mais efeito do que parado tipo progressivo que em geral ocorrem em pacientes um pouco mais velho que o paciente já começa só piorar uma diminuição da força na p a nova dificuldade de equilíbrio que vai piorando progressivamente. A esclerose múltipla não tem cura, mas tem tratamento. O SUS disponibiliza oito drogas para tratamento e é no SUS que a Guta tem conseguido o remédio dela.

O que Bebel diria para Guta?

Além de amigos, fãs e da família, tem alguém que acompanhou a vida da Gota ao longo de 14 anos e também tá sendo bem importante. Porque personagens salvam vidas. O que você acha que aquela Bebel que você conviveu tanto tempo diria para você hoje, nesse momento assim?

“Ah, eu acho que ela diria até porte, cara, que que é isso? Eu levantar a cabeça, se não te mata, te fortalece”.

É isso, pelo visto você tá seguindo orientação dela, eu tô aí.

Fonte
Guta Stresser fala sobre diagnóstico de esclerose múltipla | Fantástico | TV Globo por TV Globo