Pular para o conteúdo

Descubra as doenças detectadas pelo Papanicolau no Mês da Mulher.

Citologia Oncótica – Papanicolau

Ola! Hoje eu vou falar um pouquinho sobre citologia oncótica, mais conhecida como Papanicolau. Eu sou a doutora Giovanna Bettini, especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Febrasgo.

Com que idade eu devo colher o Papanicolau? Ou melhor, o que é o exame Papanicolau?

O exame Papanicolau é um exame que fazemos do colo do útero como método de rastreamento para câncer de colo de útero, que tem maior incidência em mulheres com cerca de 40 anos. As diretrizes mais atuais falam que devemos começar a colher Papanicolau em torno dos 25 anos e ir até os 64 anos. Porém, é claro que não é uma coisa exata. Podemos sim fazer o rastreamento desse exame em pacientes abaixo de 25 anos ou acima de 64 anos, vai depender muito da história dessa paciente.

  • Com os parceiros que ela já teve;
  • Qual a frequência sexual;
  • Se ela usa um preservativo.

Se eu tiver uma adolescente com atividade sexual intensa, com mais de três parceiros ao ano em média, eu vou sim fazer o exame Papanicolau dessa paciente preventivamente.

Quais são os meios que eu posso analisar desse exame?

Eu posso fazer em lâmina e mandar para o patologista analisar, ou mais atualmente, os exames dos laboratórios mais modernos têm feito em meio líquido. É um pote que contém um líquido de meio de cultura e a gente coleta a secreção do colo do útero, bem como da parede vaginal e fazemos a análise. Esse líquido possibilita a análise de outras doenças sexualmente transmissíveis, como o HPV, a gonorreia, clamídia e ureaplasma, além de outros rastreamentos como trombofilias e algumas outras doenças específicas que eu aproveito a mesma coleta e faço esse rastreamento.

Por que não é comum iniciar o rastreamento com Papanicolau nas pacientes abaixo de 25 anos?

Porque abaixo de 25 anos, geralmente, as pacientes que apresentam lesões são de baixo grau, não são tão avançadas, não são cânceres. E o próprio organismo dá conta de tratar essas infecções imunologicamente e a paciente fica livre dessas infecções sem nenhum tratamento adicional.

E por que é menos comum a gente continuar fazendo Papanicolau em nossas pacientes acima de 64 anos?

Porque o pico de incidência do câncer de colo de útero se dá aos 40 anos. Depois dos 65, raramente a paciente vai ter alguma lesão de câncer de colo de útero, ou se ela adquiriu, por exemplo, um HPV aos 70 anos, vai demorar 10 anos para ela ter alguma lesão detectável rastreável no exame. Por isso, usualmente, a gente acaba não fazendo, mas mais uma vez, isso não quer dizer que a gente não possa fazer o exame ou que seja proibido fazer o exame fora dessa faixa etária.

Fonte
Mês da Mulher: Quais as doenças que o Papanicolau detecta? por Biológico Análises Clínicas