Pular para o conteúdo

Transtorno de Humor Bipolar: Tudo o que você precisa saber.

Transtorno Bipolar: Sintomas, Causas e Tratamento

O transtorno bipolar é um transtorno psiquiátrico em que acontecem mudanças no humor basal da pessoa que é acometida pela doença. Nessas mudanças, são tantos episódios de depressão quando episódios de euforia, uma alegria muito grande e excitabilidade. Essas mudanças no humor basal, elas diferem das mudanças normais de humor que uma pessoa tem no dia a dia. Elas são muito fortes ou duram um tempo muito maior do que o esperado. Na abundância de morte ocorre nas pessoas que não têm o transtorno.

Não existe uma única causa para o transtorno bipolar. Normalmente, se somam fatores genéticos, então a tendência que é dada através da genética kleina família da pessoa, junto com fatores ambientais, como estressores sociais, professores psicológicos, uso ou abuso de substâncias como álcool e drogas, é que podem contribuir para o surgimento do transtorno. A prevalência do transtorno bipolar é em torno de 1% nas formas mais graves ao longo da vida na população geral e até 3% das formas mais leves ao longo da vida. Então, se a gente pensar, 1% da população brasileira em torno de 2 milhões dos brasileiros vão ser cometidos pelo transtorno bipolar ao longo da vida.

Sintomas do Transtorno Bipolar

Os sintomas da doença são a alteração do humor, tanto episódios depressivos, em que a pessoa se sente triste, animada, perde interesse em fazer atividades do dia a dia, têm alterações do sono, alterações do apetite, tem pensamentos de que é inútil, não vale pra nada, pensamentos de morte, falta de energia para fazer as coisas e essa alteração do humor. Ela dura há vários dias, pelo menos 15 dias. Então, isso é um episódio que caracteriza o episódio de depressão. Alternado com episódios de depressão, ocorrem episódios de mania que são períodos em que o humor fica eufórico ou muito irritado, em que a pessoa fica mais distraída, tem muito mais energia, aumenta as atividades que faz no dia a dia, fica mais falante, pode ficar mais irritada ou agressiva, tem alterações de sono, então uma necessidade de dormir menor do que ela tem normalmente, mesmo assim ela não se cansa, se sente descansada. Elas se envolvem em atividades de mais risco potencial de gerar danos para a vida dela pode ter gastar muito mais dinheiro do que pode e esses episódios duram também vários dias.

Então, os transtornos de humor bipolar ocorrem tanto episódios depressivos quanto episódios de euforia que vão se repetindo ao longo do tempo e pode ter alguns episódios em que a pessoa mistura os sintomas das duas alterações de humor, tanto da depressão quanto da mania, que é o chamado episódio misto.

O que diferencia as armas mais graves do transtorno bipolar que a gente conhece como transtorno bipolar do tipo 1, são a presença de episódios de euforia ou mania mais intensos e mais marcados. Assim que a pessoa é tem uma euforia muito intensa que gera muitos problemas para ela no dia a dia, ela pode chegar até ficar internada por conta desses episódios. Já nos transtornos bipolares mais leves, que o projeto chamado de transtorno bipolar do tipo 2, a pessoa tem episódios maníacos menos intensos. Então, é diferente do habitual dela, ela fica mais agitada, mas eufórica, mas isso não tem o potencial de gerar danos e não é tão tenso quanto nas formas mais graves. Então, às vezes até consegue manter o funcionamento, manter o dia a dia, apesar de ter essa alteração de ficar um pouco mais eufórica do que o normal.

Tratamento do Transtorno Bipolar

O tratamento envolve tanto abordagens farmacológicas quanto não farmacológicas. Na abordagem farmacológica, a gente tem medicações que são estabilizadores de humor que servem para controlar tanto as fases depressivas quanto as fases de euforia e prevenir a ocorrência de novos episódios. Então, esse tratamento é longo prazo, a pessoa faz por período indeterminado.

Além do tratamento medicamentoso, a gente também tem tratamentos não farmacológicos, que inclui as abordagens de psico-educação, é quando a pessoa pode conhecer mais os sintomas e sinais da doença, conhecer os gatilhos da doença para evitar novos episódios e também abordagens de psicoterapia, que sempre vão ajudar no tratamento e na prevenção de novos episódios.

O transtorno de humor bipolar é uma doença altamente prevalente e têm estratégias de tratamento eficazes que controlam os períodos agudos da doença e prevenir a recorrência de novos episódios. Por isso, é importante quando a pessoa sinta alguma alteração de humor, tanto humor depressivo ou eufórico, tanto a pessoa consumir ares possam procurar ajuda, porque o tratamento faz diferença na evolução do transtorno, e hoje em dia existe tratamento tanto na rede privada quanto na rede pública disponível.

Fonte
Tudo o que você precisa saber sobre o Transtorno de Humor Bipolar | Sua Saúde na Rede por Sua Saúde na Rede