Pular para o conteúdo

Entenda os sinais do transtorno de humor: saiba os sintomas e como buscar ajuda

Transtornos de Humor – Saúde Mental

O que vão falar de saúde e da nossa mente? Dias bons e ruins fazem parte da rotina de todo mundo. Tem horas que você está feliz, na hora que não tanto, também triste, né? Até aí tudo normal. O problema é quando essas oscilações são mais frequentes e podem se tornar um incômodo na vida da pessoa. Complicado, não é?

  • Existem muitos tipos de transtornos de humor
  • É normal ficar triste ou alegre em determinados momentos
  • Quando essas oscilações são muito frequentes, pode ser um sinal de transtorno de humor
  • Existem vários tipos de transtornos de humor, como depressão, ansiedade e transtorno bipolar
  • O tratamento envolve a combinação de medicamentos e terapia
  • Mudanças de hábitos, como alimentação e exercícios, também podem ajudar

Para nos ajudar a entender como funciona essa mudança de humor no cérebro, o psicólogo Ângelo Fesc está aqui comigo. A gente bater um papo bem legal.

“É normal existirem vários tipos de transtornos de humor”, diz o psicólogo. “A questão toda é você não entender que às vezes estar triste ou alegre faz parte. Agora, a partir do momento que você está num quadro por mais tempo, triste ou então ansioso e preocupado demais, aí é preocupante para a gente”.

Existem muitos fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de transtornos de humor, como a genética, o estilo de vida e a cultura em que a pessoa está inserida. Além disso, mudanças de hábitos podem ajudar a melhorar o quadro.

Opções de tratamento

O tratamento envolve uma combinação de medicamentos e terapia. É importante entender por que a pessoa tem aquele comportamento e como mudá-lo para algo mais funcional. Mudanças de hábitos, como alimentação e exercícios, também podem ajudar a melhorar a saúde mental.

“O tempo das coisas nem sempre é o tempo que a gente quer”, diz o psicólogo. “É importante entender que às vezes as coisas levam tempo para acontecer e que é preciso ter paciência”.

Portanto, se você está passando por um momento difícil, não hesite em buscar ajuda profissional. O tratamento pode fazer toda a diferença na sua vida.

Fonte
Como identificar o transtorno de humor por Programa Ver Mais Blumenau