Pular para o conteúdo

Gonorreia: conheça os sintomas e como se prevenir.

Gonorreia – Coisa de Homem

Olá meu querido, tudo bem? Nós já falamos sobre a importância da camisinha para evitar gravidez indesejada e também infecções sexualmente transmissíveis. Então, hoje vamos aprofundar um pouco mais e falar sobre uma dessas doenças, a Gonorreia. Eu sei que você é o cara, mas precisa se cuidar.

Alana Moreira, ajuste o foco. Me lembro do pão, a vinheta, pois o coisa de homem está só começando.

O que é Gonorreia?

Dependendo da região que você mora, essa doença é conhecida como pingadeira ou esquentamento e se trata de uma IST (Infecção Sexualmente Transmissível) causada por uma bactéria. Essa bactéria infecta a uretra, que é o canal que liga a bexiga ao meio externo. Geralmente, mas não é em todos os casos, as pessoas com gonorreia podem ter também outras ISTs, como a Clamídia e a Sífilis. Inclusive, nós também vamos falar sobre essas outras doenças.

Sintomas da Gonorreia

  • Inflamação no canal da uretra
  • Dor ou ardor ao urinar
  • Secreção com pus na cor amarelo-esverdeada que sai pela uretra

Sexo anal e oral sem proteção também são formas de contaminação. No caso do anal, coceira e sangramento são sintomas. Além disso, no sexo oral, a bactéria atinge a garganta e o paciente pode sentir dor e alterações na fala. Os olhos também podem ser alvo da gonorreia. Caso a secreção que sai da genitália entre em contato com os olhos, pode acontecer a conjuntivite gonocócica. Também pode acontecer com bebês no momento do parto normal. A gonorreia pode ser transmitida da mãe para a criança e provocar essa conjuntivite. A infecção pode causar cegueira se não tratada. A falta de tratamento pode fazer a doença evoluir e atingir vários órgãos. Um desses locais são os testículos e isso pode causar em você infertilidade.

Prevenção e Tratamento

É uma doença rápida e o período de incubação varia entre 24 horas e 14 dias para que apareça um sintomas a partir do momento da relação desprotegida. Para não se infectar, é de extrema importância que você, meu querido, faça uso correto da camisinha durante as relações sexuais, inclusive no sexo oral. E essa é a única forma de evitar o contágio pela bactéria da gonorreia.

Fique atento aos sinais de corrimento ou secreção, coceira ou ardor ao urinar. Caso você tenha algum desses problemas, procure assistência médica. No Sul da capital paulista, você encontra tratamento gratuito. Basta ir até a unidade básica de saúde mais próxima de você. Para encontrar a unidade que fica aí do seu lado, é só acessar o site do Busca Saúde que é busca.saude.prefeitura.sp.gov.br. É importante seguir rigorosamente as orientações médicas, assim terá a certeza de que a bactéria foi eliminada de uma vez por todas.

Isso é Coisa de Homem, fica por aqui até mais.

Fonte
Saiba o que é e quais os sintomas da gonorreia | Coisa de Homem por Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo SMS