Pular para o conteúdo

Prevenção de DST: Dicas do Dr. Cassio Andreoni – CRM 78.546

Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis com o uso de preservativo

Olá, hoje nós vamos falar sobre preservativo e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Meu nome é Cassio Andreoni, e eu sou Urologista. Gostaria de falar sobre um assunto que vem me preocupando bastante: o aumento de doenças sexualmente transmissíveis em homens e mulheres, inclusive na adolescência. De uns anos para cá, parece que houve uma flexibilização e uma negligência das pessoas achando que não tem problema adquirir uma doença sexualmente transmissível.

A época da AIDS, eu vivi isso no fim da década de 80 e 90 como médico, era uma pandemia por muitos e muitos anos. Isso assustou toda a população e as pessoas começaram a usar muito camisinha. O governo entregava e fazia campanhas. De uns anos para cá, parece que isso vem diminuindo e eu não sei por que algumas pessoas não estão falando sobre isso.

O número de pessoas com sífilis vem aumentando muito nos últimos anos e as pessoas preferem falar de dengue e zika, mas essas doenças também estão aumentando.

Quais são as doenças sexualmente transmissíveis?

A AIDS é uma doença que já assustou muito e as pessoas acham que se você pegar uma vez, não morre mais, e é só tomar os remédios e viver bem. Não é bem assim. Os remédios têm efeitos colaterais, nem sempre funcionam eternamente, e a pessoa acaba vivendo com uma doença crônica que pode ter algumas limitações. Terá que tomar remédios o resto da vida e alguns podem dar efeitos colaterais. Viver com AIDS tem alguns problemas sim.

Hepatite C tem uma porcentagem muito grande de cronificação e insuficiência hepática que pode levar a uma cirrose, e depois a um transplante de fígado. É doença muito transmitida sexualmente. Hepatite B acontece a mesma coisa, mas com um porcentual um pouco menor. Parece que as pessoas não estão preocupadas com essas doenças. Hepatite C e hepatite B crônica são doenças gravíssimas.

Sífilis era um problema que estava meio parado, mas voltou com uma grande força. Uma doença que assustadoramente temos uma frequência enorme é a HPV. HPV é um vírus não curável. Quando a pessoa contrai esse vírus na região genital, ela pode ficar a vida inteira tendo recorrências da doença com o surgimento de verrugas, além de uma aparência ruim. Na mulher, essa verruga pode ter mais relação com o câncer do colo do útero. Os homens que não tratam podem ter uma transformação maligna do pênis.

Com o tempo, conversando com alguns amigos otorrinos, percebemos que o HPV têm aumentado, inclusive por sexo oral, aumentando o câncer de boca, de laringe e laringe, por causa de verrugas que ficam internas e não são vistas.

Então, eu queria mais uma vez chamar atenção para isso porque muitas doenças não são curáveis e as pessoas terão recorrências delas pelo resto da vida. Algumas podem ser graves e gerar risco de vida, como AIDS, hepatite B e C. Tudo isso pode ser prevenido com o uso de preservativo.

Conversando com muitos homens, eles falam que até querem usar camisinhas, mas muitas mulheres não gostam. Então, esse vídeo também é para as mulheres entenderem que essas doenças ainda existem.

Outro dia, um colega perguntou se gonorreia ainda existe, e eu respondi que está crescendo exponencialmente. Gonorreia vem aumentando muito, juntamente com a clamídia que são as uretrites. Infelizmente, muitas pessoas acham que o reservatório dessas doenças é quando você tem relação com garotas de programa ou relacionados a prostituição. Porém, não é mais assim.

Infelizmente, os reservatórios dessas doenças estão em escolas, faculdades, ambientes de trabalho, e pessoas que convivemos todos os dias. As histórias que diziam que essas doenças eram de prostituição já passaram a muitas décadas. Isso não tem sido falado abertamente e tem me preocupado porque cada vez mais pessoa contraem essas doenças e completamente ignorantes com relação a todo esse conjunto que eu estou explicando.

Portanto, eu gostaria de mais uma vez orientar que o uso do preservativo, tanto no homem quanto na mulher, fosse realizado de forma regular. Às vezes, as pessoas usam drogas, bebem, e esquecem. Porém, isso não pode mais acontecer. Isso pode gerar uma consequência para o resto da vida com risco de câncer no futuro, e fora o risco de gravidez, pois é importantíssimo ter a prevenção de uma gravidez não planejada.

Portanto, use preservativo sempre! Não use de vez em quando, mesmo se conhecer uma pessoa, você deve ter como regra usar o preservativo sempre porque você não sabe com quem ela teve caso anteriormente.

Então, tenho três recados: usar preservativo, usar preservativo, usar preservativo. Muito obrigado por nos seguir, compartilhe o vídeo e dê um like.

Obrigado.

Fonte
DST: prevenção de doenças sexualmente transmissíveis | Dr. Cassio Andreoni CRM 78.546 por Dr. Cassio Andreoni