Pular para o conteúdo

Identificando os primeiros sinais do câncer colorretal: guia completo.

Alerta: Câncer de Colo Retal

Um dos tipos de câncer mais frequentes no Brasil é o de colo retal. A previsão é de que haja mais de 36 mil casos só este ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer. É uma doença que atinge cada vez mais jovens.

Veja como identificar os primeiros sinais na reportagem da Ana Paula Neves:

Identificando os Sintomas

Os sintomas do câncer colorretal vão de sangramento nas fezes a mudança no hábito intestinal. Uma pessoa que era muito regular e ia diariamente ao banheiro e de repente modifica de maneira muito substancial esse hábito intestinal, isso deve motivar a procura de um médico. São sintomas de que alguma coisa possa estar acontecendo e possa estar errado.

O câncer colorretal é o terceiro mais frequente. De acordo com especialistas, a doença normalmente atinge pessoas com mais de 50 anos, mas a situação tem mudado. Os médicos verificaram um aumento de casos da doença entre pessoas jovens. A causa pode estar nos maus hábitos alimentares.

Alimentação e Câncer Colorretal

Acredita-se que dietas ricas em proteína animal, ricas em carboidrato e pobres em fibras são predisponentes ao aparecimento do câncer colorretal. E, em última análise, tudo que a gente come vai interferir de alguma maneira no intestino da gente.

Para provar que a alimentação pode acelerar o aparecimento do câncer colorretal, pesquisadores escolheram acompanhar os japoneses, população com o menor índice mundial de câncer colorretal. Quando houve uma migração da população japonesa para o Havaí, por exemplo, a incidência do câncer colorretal entre os japoneses que persistiam relacionando entre eles passou a ser um pouquinho maior do que era no Japão. Quando essa mesma colônia de japoneses emigrou para a Califórnia, a incidência do câncer colorretal dentro dessa da sua população japonesa já na Califórnia era muito parecida com a população americana. Acredita-se que os japoneses que migraram para a Califórnia passaram a comer hambúrguer, exatamente a mesma dieta que os americanos comiam, e isso tenha sido responsável pelo aumento da incidência do câncer colorretal que era baixa no Japão, mas entre os japoneses na Califórnia passou a ser bastante maior.

Mudando os Hábitos

Deborah, uma paciente diagnosticada com câncer colorretal aos 31 anos, teve que repensar alguns comportamentos alimentares. Ela mudou seus hábitos e hoje evita alimentos ricos em farinha branca e açúcar refinado, preferindo alimentos com mais fibras para ajudar no funcionamento do intestino.

O Índice de Cura

O índice de cura com o tratamento do câncer colorretal é muito alto, mesmo em pacientes com formas mais avançadas da doença. Deborah está nessa luta pela vida, com 35 anos e muitos sonhos para realizar ao lado do marido e da filha. Ela prefere investir dinheiro viajando com a família, criando memórias para a filha.

Fonte
Descubra como identificar os primeiros sinais de câncer colorretal por Hoje em Dia