Pular para o conteúdo

Tudo o que você precisa saber sobre o câncer de estômago.

Câncer de Estômago – Especialistas do Hospital Sírio-Libanês

O câncer de estômago está entre os mais letais do mundo. Ele corresponde a seis por cento de todos os cânceres do mundo e a oito por cento de todas as mortes por câncer do mundo. No Brasil, ele é o quarto em mortalidade entre os homens e o sexto entre as mulheres.

Os principais sintomas do câncer gástrico nem sempre são tão certeiros. Sintomas como azia, má digestão, sentir-se mais pesado após as refeições e perda de peso sem uma causa clara devem ser avaliados por um médico, pois podem ser um sinal do câncer gástrico. Em alguns casos, o principal sintoma é a anemia, então uma pessoa vai se sentir mais fraca e cansada, e isso também deve ser investigado.

  • Toda vez que você tiver sintomas de azia, queimação ou dor no estômago, faça uma endoscopia.
  • A ressonância, PET e tomografia não funcionam para diagnóstico de câncer gástrico. O diagnóstico só pode ser feito através da endoscopia, na qual se realiza uma biópsia.

O tratamento certeiro vai depender da fase que ele foi diagnosticado. Normalmente, é necessário cirurgia, quimioterapia em alguns casos, imunoterapia e até drogas alvo. As drogas mais novas podem ser utilizadas para atingir a cura. Para determinar o melhor tratamento, o ideal é que a equipe saiba a extensão da doença e trabalhe em equipe junto com um bom cirurgião para definir todos os passos de forma correta.

  • As chances de cura do câncer de estômago dependem muito do estágio em que ele foi identificado.
  • Existem quatro estágios. Quanto mais perto do quarto, menor a chance de cura.
  • No estágio um, praticamente 100% dos doentes são curados com a cirurgia.
  • Nos estágios dois, três e quatro, muitas vezes é necessário fazer a quimio e a radioterapia, às vezes até mais.
  • É importante que você faça o diagnóstico precoce. Quanto mais precoce o diagnóstico, maior é a chance de cura e um tratamento completo.
  • A equipe costuma acompanhar o paciente por cinco anos. Se dentro desse período não houver nenhum sinal de recidiva, o paciente é considerado curado.

Tenha mais confiança sabendo as respostas às suas dúvidas com um especialista. Por isso, não deixe de assinar o nosso canal e curtir nosso vídeo.

Hospital Sírio-Libanês ao seu lado sempre.

Fonte
Tire suas dúvidas sobre o câncer de estômago por Hospital Sírio-Libanês