Pular para o conteúdo

Câncer de Estômago: Causas, Sintomas e Tratamentos Essenciais.

Câncer de Estômago

Olá, eu sou o Francisco Rebouças e hoje eu quero falar sobre câncer de estômago e perguntar a pouco nas redes sociais quais são os sintomas do câncer de estômago. É um tema de extrema importância porque o câncer de estômago, apesar de ser um câncer com alta mortalidade no mundo inteiro, no Brasil a detecção dele não é precoce. Quando se fala de câncer, tudo que nós queremos é não adoecer, é prevenir. Quando a gente não pode prevenir, quem trata quer fazer o diagnóstico precoce porque o diagnóstico precoce permite tratamentos menos invasivos. O grande problema do câncer de estômago é que ele não tem sintomas específicos do câncer de estômago. Ele pode dar uma certa fadiga, uma fraqueza, mas tem que a gente chama de astenia. Ele pode dar um problemas dispépticos, nenhum desconforto estomacal que é indistinguível da e benignas das doenças que não são câncer (gastrite pode dar isso, infecção por h-pylori). Então, a pessoa pelos sintomas ela não consegue distinguir. Quando ele vier a sintoma mais intenso é um sinal de que ele está muito mais avançado.

Endoscopia Digestiva Alta

Qual que é a ferramenta disso? A principal ferramenta que nós temos hoje também ensina é a endoscopia digestiva alta. Endoscopia digestiva alta é o exame que ele é capaz de fazer um diagnóstico precoce do câncer de estômago e às vezes até um tratamento precoce que está de ar que ele cansa e para instituir o tratamento adequado. Então, quando se fala de câncer de estômago, a ferramenta que se veem é endoscopia digestiva. É o maior aliado de nós metros que tratamos as instâncias do Aparelho Digestivo. Todas as pessoas acima de 40 anos que têm sintomas gástricos ela tem que procurar um especialista para que seja feita a endoscopia digestiva alta porque os sintomas são indistinguíveis. Eu já vi várias e os que tratavam gastrite há muito tempo e de repente descobriram que estava com câncer. Na verdade, no começo era já não cansa com poucos sintomas que ela não tratou. Então cuidado ao quando tiver um desconforto gástrico e não farmacêutico ir na farmácia e comprar omeprazol, comprar um domperidona e ficar se automedicando. Quando se fala em câncer, a gente não pode esquecer que a auto-medicação é algo ruim que seu médico ele vai levar em conta e vai levar em conta os seus sintomas e os fatores de risco.

Fatores de Risco

Importante a gente falar dos fatores de risco. Quais são os fatores de risco para câncer de estômago? Existem fatores de risco consagrados. Por exemplo, o tabagismo, a história familiar. Se você tem história familiar de câncer de estômago é um fator, disse o seu médico ele vai avaliar para indicar a sua endoscopia. A infecção por h-pylori é um fator de risco ainda. A endoscopia mostrando seu valor novamente porque ainda é capaz de identificar a bactéria, tratar bactéria, extinguir ali no seu estômago para evitando o aparecimento de câncer. Obesidade é fator de risco para alguns tipos de câncer no estômago, o câncer de cardia (porção proximal do estômago) ela tem relação com a obesidade e também tem que ser levado em consideração. Outro fator de risco é o consumo excessivo de nitritos, nitratos de Carnes defumadas, peixes e carnes salgados. Populações que tem lata de ingestão diz tem historicamente um risco maior de ter câncer de estômago. Esses são os principais fatores. Não pode esquecer também do sangue tipo A. Quem tem sangue tipo A têm um risco maior de ter câncer de estômago. Mas a mensagem principal é cuidado com o câncer de estômago porque ele não dá sinal precoce, os sintomas são indistinguíveis, principalmente com história familiar ou acima de 40 anos precisa procurar o seu especialista.

  • Sintomas não são específicos do câncer de estômago
  • Endoscopia digestiva alta é a principal ferramenta para diagnóstico precoce
  • Fatores de risco: tabagismo, história familiar, infecção por h-pylori, obesidade, consumo excessivo de nitritos e nitratos, sangue tipo A
  • Cuidado com a auto-medicação

Espero ter ajudado você. Um grande abraço e até a próxima. Se você gostou do vídeo, de um like para que mais pessoas possam ser alcançadas com esse tipo de material.

Fonte
TUDO SOBRE O CANCER DE ESTÔMAGO por Dr. Francisco Rebouças