Pular para o conteúdo

Saiba como acompanhar o câncer colorretal: dicas úteis

Rastreamento de câncer de cólon

O rastreamento de câncer de cólon é a procura numa população sem sintomas de um câncer. É muito importante que o câncer de cólon seja rastreado, pois esse tipo de câncer tem um alcance muito traiçoeiro. Quando os sintomas aparecem, o câncer já está instalado e com frequência grande já ultrapassando o limite do próprio cólon, se expandindo para outros órgãos.

  • O que é rastreamento de câncer de cólon?
  • A partir de qual idade deve ser feito?
  • Como é feito?

O câncer de cólon é diferente dos demais cânceres, pois não aparece como um câncer. Ele aparece como uma pequena lesão chamada pólipo. Esse pólipo é muito pequeno, como um grão de feijão, e cresce lentamente ao longo de cerca de dez anos, até se tornar um pólipo maior e degenerar, começando a apresentar sinais de câncer até que realmente se estabeleça.

Por isso, é importante fazer um rastreamento para detectar a presença dessas lesões pré-cancerosas. É uma visão de crescimento lento que permite a pessoa fazer testes que vão detectar a presença dessas lesões.

As normas americanas, européias e asiáticas estabelecem que o rastreamento deve ser iniciado a partir dos 50 anos. Porém, se a pessoa tem na família alguém com câncer, recomenda-se que o rastreamento comece aos 40 anos. Qualquer pessoa da família ou alguém que é parente de primeiro grau deve ser mais alerta para um câncer que ocorre na população mais cedo, pois é um câncer que fica com muito mais facilidade.

O rastreamento de câncer de cólon é um custo benefício, por isso, é importante seguir as recomendações das normas e fazer o rastreamento de acordo com a idade e histórico familiar.

Fonte
Como rastrear o câncer colorretal por Vencer o Câncer