É mais frequente associarmos a endometriose ao acometimento de órgãos genitais femininos. São eles o útero e, posteriormente, os ligamentos uterossacros. Essas estruturas são frequentemente acometidas por essa doença. Além dos ligamentos uterossacros, a endometriose também pode afetar o fórnix vaginal posterior, ou seja, a parte superior e posterior da vagina. Essa localização dessa doença promove o que chamamos de dispareunia, ou seja, a dor na relação sexual.
Além disso, outros órgãos genitais que são acometidos são os ovários e as trompas. Estruturas essas frequentemente associadas à questão da fertilidade e do sonho da maternidade. A endometriose também pode acometer outros sistemas, como o sistema digestivo, mais precisamente o intestino grosso, principalmente o reto e o sigmoide. São dois segmentos do intestino grosso que são frequentemente acometidos por essa doença, além do apêndice vermiforme.
De uma forma mais rara, mas não menos frequente, é o intestino delgado. Em casos mais raros ainda, a endometriose pode ser encontrada na musculatura chamada de músculo diafragma. O músculo diafragma é responsável pelos movimentos respiratórios e separa o tórax do abdômen. É importante mencionar que a endometriose no diafragma pode se apresentar com quadro de dor no período menstrual e em ombro direito, principalmente, porque é o local mais frequentemente acometido devido à irritação do nervo frênico que passa nesse músculo no músculo diafragmático.
Além desses locais que são mais habituais do acometimento dessa doença, existem outros locais mais raros, mais atípicos, como o pulmão, o pericárdio e até mesmo o cérebro. Em alguns casos, essa doença pode envolver o ureter, que é o canal que leva urina do rim até a bexiga urinária, promovendo assim um acometimento de toda a pelve.
Fica claro aqui que a endometriose é uma doença que pode acometer diversos órgãos e sistemas e, por isso, ela precisa ser abordada de uma forma multidisciplinar.
Grato a vocês por assistirem este vídeo. Espero que possam compartilhar com outras pessoas que sejam ajudadas com este tipo de informação. Forte abraço e até o próximo vídeo.
Fonte: Quais órgãos podem ser acometidos pela endometriose? por Marcos Travessa – Endometriose e Mioma