Você conhece alguém que tem ou teve catarata? Então preste atenção, porque é sobre isso que eu vou falar.
Mas o que é catarata? A catarata é o embaçamento do cristalino, que é uma lente natural que temos dentro dos olhos. Com o passar dos anos, essa lente vai ficando opaca e impede que os raios luminosos cheguem até a retina, que fica no fundo dos olhos e é responsável por fazer a nossa imagem. O resultado é que a imagem fica borrada, sem nitidez e com o passar do tempo, você pode até mesmo perder a visão.
O principal sintoma da catarata é a baixa de visão. Catarata não dói, não coça, não arde e não deixa o olho vermelho. É comum as pessoas falarem que estão com dificuldade de enxergar, que estão com a visão embaçada. E se nada for feito e isso realmente for catarata, tende a ser progressivo, a visão tende a piorar e realmente pode parar de enxergar no caso da catarata.
Isso é reversível. Existem muitos outros problemas oculares que podem causar piora da visão. Então, procure um oftalmologista para uma boa avaliação.
Quem pode ter catarata? A catarata, apesar de ser mais frequente após 60 anos de idade, pode vir a se apresentar de forma congênita nos bebês, pode se apresentar também nas crianças e em adultos jovens. Ela pode ser decorrente do envelhecimento, mas mais comumente quando está associada à exposição excessiva aos raios ultravioletas do sol. Ela também pode estar relacionada a traumas oculares, algumas infecções oculares, doenças como diabetes e uso indiscriminado de corticoides.
Como você pode saber se tem catarata? Você deve suspeitar pelos sintomas que eu falei, mas como a catarata fica na parte interna do olho, nem sempre ela é vista a olho nu. Então, é necessário aparelhos especiais só o oftalmologista tem para poder detectá-la.
Aqui um ponto eu queria chamar atenção. Muitas pessoas confundem catarata com uma membrana avermelhada que a gente tem na parte externa do olho. Isso chama-se pterígio. O pterígio é uma elevação na membrana que recobre os olhos, chamada conjuntiva. Ele fica normalmente mais elevado, de vermelho, e se irrita com facilidade. Então, que fique claro que ter isso não é catarata.
Se você notou um desses sintomas que eu falei, procure seu médico oftalmologista. Este objetivo é de informar para que você seja um paciente mais consciente e ajude o seu médico a fazer seu diagnóstico.
Você sabia que uma vez tratada a catarata, ela não volta mais? O tratamento da catarata é cirúrgico. A gente troca a lente natural que temos dentro do olho por uma lente artificial. Essa lente permanece por um pedaço da vida e ela não serve como um empecilho.
Fonte: O QUE É CATARATA E QUAIS SEUS SINTOMAS? por DOUTOR AJUDA