E aí, Fala galera! Beleza? Bem-vindo a mais uma aula. Hoje, iremos falar sobre ossos que compõem a órbita. Então, galera, aqui nessa imagem, podemos ver que o olho está inserido e presente numa região óssea, e simplesmente o vídeo irá tratar sobre quais ossos são esses. Ok, questãozinha de prova aí, inclusive foi da minha. Vamos começar!
Então, galera, quantos e quais são os ossos que compõem a nossa órbita? Cada coxinha dessa é um osso diferente. Ok, é quantos ossos e quais são será o tema da aula de hoje, ok? E se alguém falar para vocês assim: quais são os ossos que compõem as quatro paredes da órbita? Quatro paredes nesse sentido aqui, ok? Aí você já coloca as imagenzinhas na cabeça. Muitas vezes, a gente ouve e não sabe. Quando tá começando a aprender, não é vergonha. Não saber é vergonha não perguntar para poder aprender. Tá ok? E Thiago, você tá falando usando a linguagem muito simples. Se fosse para falar difícil e ninguém entender, a gente não teria acesso, e os vídeos seriam inúteis. Vamos simplificar o máximo para isso se concretizar na mente de vocês. O mais básico, partindo daí, a gente evolui para uma linguagem mais difícil, mas vamos crescer juntos.
Primeiro osso que compõem a nossa órbita é o osso frontal. Está delimitado aqui. Vocês podem ver a sutura que o delimita e a região em que ele está presente, na região superior. Então, na parede superior, se tivesse a nossa parede, nosso desenho das quatro paredes, seria na parede superior. Ok?
Vamos lá para o segundo osso. O segundo osso é a maxila. A maxila está aqui embaixo, delimitada aqui, na sutura que entra na órbita. E aqui está o nosso segundo osso. O nosso terceiro osso é o osso lacrimal. Quem ainda tem dúvidas sobre ossos e tudo mais, assista o nosso vídeo anterior sobre ossos do crânio e tire essa dúvida, ok?
Agora, vamos lá para o nosso quarto osso, o osso etmoide. Esse amarelinho aqui. Então, temos o osso frontal, a maxila, o osso lacrimal e o etmoide. Vamos para o quinto osso. O quinto osso é o osso esfenóide. Aqui, pela corte, já vai delimitando. Então, frontal, etmoide, lacrimal, maxila, esfenóide. Aqui, vocês estão vendo aqui, USB, noite. Temos um osso também, o zigomático. Então, temos o frontal, etmoide, lacrimal, maxila, esfenóide e zigomático.
Temos um, dois, três, quatro, cinco, seis. A galera, na minha experiência como monitor, sempre esquecia do sétimo. Porque muitas vezes, nessa imagem aí, se ela cair na prova de vocês, vocês não observam que é um osso. De faz parte da imagem, né? De que é outro osso. Então, o osso palatino é esse aqui. De todos eles, você pode pensar que ele é o esfenóide, pode pensar que é a maxila, não reparar muito. Mas um osso palatino faz parte dos sete ossos que compõem a nossa órbita. Ok, espero que isso tenha ficado bem claro para vocês e que eu possa ter passado essa informação bem passada e concretizada na mente de vocês. Obrigado por ter assistido esse vídeo.
Aqui na nossa esquerda, temos sugestões de vídeos para vocês. Temos o vídeo passado, para quem viu esse vídeo, não entendeu, dá um pulinho lá. Não custa nada dar uma assistida. E você vai acumular e agregar conhecimento. E aqui, numeração dos dentes para quem está começando ainda não sabe recessão gengival, classificação de Miller, são assuntos muito importantes. E você ajuda o canal a crescer. Indique o canal para os seus amigos. Indique para seu professor. Se ele quiser utilizar algum vídeo em uma aula, se ajudar, ele pode utilizar, sem problema nenhum. Porém, vamos ajudar o canal a crescer. Porque, querendo ou não, a gente tem um custo para manter o canal. Ok, até a próxima aula! Forte abraço!
Fonte: OSSOS QUE COMPÕEM A ÓRBITA | ODONTO DICAS por Odonto Dicas – BSB