Pular para o conteúdo

Sintomas Iniciais de Trombose Venosa Profunda TVP: O que procurar


Você conhece algum familiar, amigo ou irmão de alguém que subitamente apresentou um inchaço na perna e um desconforto, e depois de certo tempo, firmou-se sobre a famosa “eu me chamo Firewalls” em seu cirurgião vascular? Hoje vamos falar sobre um tema muito importante, que é a trombose venosa profunda.
A trombose venosa profunda nada mais é do que uma obstrução da veia através da formação de um coágulo. Essa obstrução impede que o sangue volte através das veias para o coração, o que pode levar ao desenvolvimento de edemas e um quadro de extrema dor, que ocorre de forma súbita. Isso quer dizer que o paciente estava bem e, de repente, passou a desenvolver esses sintomas.
Se você conhece alguém que já apresentou ou está apresentando esses sintomas, e não pensou nesta possibilidade de estar com trombose, você deve informar essa pessoa e orientá-la a procurar um cirurgião vascular o mais rápido possível, para que as condutas sejam tomadas de forma mais ágil e precoce possível.
Você sabe quais são os fatores de risco que as pessoas podem ter para desenvolver trombose? Os principais fatores de risco são: pessoas que usam anticoncepcional, algumas mulheres gestantes, pessoas que se submeteram a uma cirurgia, por conta da cirurgia ficaram acamadas por um grande período, pacientes que tiveram algum tipo de trauma, cirurgias bariátricas, cirurgias ortopédicas em pacientes cirurgias neurológicas ou qualquer outra cirurgia que durou muito tempo e que o paciente ficou acamado por muito tempo.
Outros fatores de risco são pacientes que fazem viagens de longa duração, principalmente de avião, com mais de quatro horas de duração. Inclusive, existe um vídeo nosso no YouTube sobre isso.
Os tratamentos para a trombose venosa profunda variam de acordo com cada paciente e sua condição clínica. Na maioria das vezes, o paciente passa a usar uma medicação chamada heparina de baixo peso molecular, associado à meia elástica de compressão.
Espero que este tema possa ajudar você e alguém da sua família ou próxima a você, caso estejam com dores agudas e inchaços nas pernas. A prevenção é o único caminho hoje, pois as pessoas muitas vezes não pensam e o paciente acaba evoluindo com uma série de complicações e, às vezes, até morrendo por não ter recebido o diagnóstico e tratamento precoce.
Fortes abraços e até a próxima!
Fonte: TROMBOSE VENOSA PROFUNDA: Quais os primeiros sintomas da trombose venosa ? por Dr Rafael Alves – Angiologista e Cir. Vascular