É bem pessoal aqui no Estado de São Paulo, houve um aumento importante no número de casos de bronquiolite por causa de vírus respiratórios essenciais e da COVID também. Completamente ativo e fora de época, alguns vírus têm dominado aqui em São Paulo e aumentado o número de internações em hospitais privados. Já tem sido notificado isso.
Mas também no infogripe, tudo agente tem visto esse aumento de número de internações. A bra o piolho, que acontece muito em criança, a gente sabe disso, especialmente escolar. Elas pegam muito facilmente de uma para outra. É muito mais comum no inverno, mas agora, fora de época, a gente tem visto crescimento, muita gente questionando aqui nos comentários: “Ah, Júlio, isso não é falta de máscara na escola, né?” Que já acabou basicamente, de máscara, quase em todos os locais aqui no Brasil, como todo, muita gente questionando isso. E a COVID também aumentando.
Fato é que a retirada de máscara aconteceu, a gente sabe que, se alguém ficar com gripe com sintomas gripais e tá sem máscara, vai pegar de forma mais fácil essas infecções. Voltaram para a escola, mas como eu falei com vocês, os comitês científicos do mundo inteiro, eles retiraram, estão orientando as pessoas voltarem, mas obviamente, a gente vai ver algumas infecções.
Aqui, nem quando você coloca filho na escola, você sabe que ele vai pegar gripe na escola, mas é por isso você vai deixar seu filho 100% em casa, né? Mas fato é que ainda é necessário a gente ter alguns tipos de atenção, em especial, se tiver sintomas gripais, respiratórios, não mandar criança para escola. Se você tem gripal respiratório, use a máscara também.
Ainda não dá para a gente relaxar e pensar que a gente está vivendo como vivia antes de ter essa pandemia do COVID. E as infecções virais das crianças, o que tem acontecido muito, é que realmente as crianças voltaram ao contato e voltaram ao contato agora sem nenhuma proteção e elas vão pegar, até porque ficaram muito tempo, o próprio sistema imunológico aconteceu e sem pegar muitas infecções. Ele parece que ele tá vindo pra escola, tava usando máscara, tudo isso, né?
O que eu falo para você é o seguinte: quando a gente seguir isso, como tem científicos, é justamente por isso algumas anormalidades podem acontecer. A gente vai observar, como eu estou falando aqui nos vídeos da sublinha é de um X bebê, mas nada para assustar, o causar um retorno de máscara, alguma coisa desse tipo, mas tem que ficar atento às infecções gripais de criança, a mesma coisa porque como tá fora de época, o pai tem que ficar atento, torcer da criança respiração, uma série de coisas e às vezes levar no pronto-socorro.
O vírus sem ser respiratório, como os outros vírus da gripe, tudo isso, eles estão com comportamento um pouco ativo nesse período pós-pandemia por causa de tudo isso que eu falei. Comportamento da gente mudou, a gente ficou mais rolamento, muita gente Home Office, e a gente tá voltando.
Sistema imunológico ficou vários anos sem muito contato de uma pessoa com a outra, voltaram a circular. Tá bom, se tiver qualquer novidade, eu falo para vocês. Foi uma característica do Brasil também. Eu falo, mas em São Paulo já notificaram isso. Esse aumento da bronquiolite. Mas qualquer novidade, eu falo para vocês.
Fonte: Bronquiolite causada pelo vírus sincicial respiratório ( VSR ) e COVID-19: alta de casos. por Julio Pereira – Neurocirurgião