Pular para o conteúdo

Covid-19 e Esclerose Múltipla: Como a doença afeta pessoas com EM

Relação entre Esclerose Múltipla e COVID-19

Olá! Se você quer saber mais sobre a relação entre Esclerose Múltipla e COVID-19, continue lendo esse texto.

Meu nome é Dr. Willian Rezende do Carmo, sou médico neurologista e fundador da Clínica Regenerate. No meu canal, falo sobre sono, parques, emoções, neurologia geral e outros assuntos relacionados à neurociência. Se você não quiser perder nenhuma novidade, inscreva-se no canal e clique no sininho para receber as notificações de novos vídeos.

Estudo sobre Esclerose Múltipla e COVID-19

Quando surge uma infecção, pacientes com doenças autoimunes, como a Esclerose Múltipla, que fazem uso de medicamentos imunomoduladores, começam a ficar preocupados se estão mais suscetíveis ou em desvantagem.

Para sanar essas dúvidas, foi publicado um estudo no Lancet Neurology com 250 pacientes italianos. Apesar de ser uma amostra limitada, o estudo nos dá uma ideia do que podemos esperar.

Resultados do Estudo

  • De 250 pacientes com Esclerose Múltipla que tiveram COVID-19, 199 (96%) ficaram bem, ou seja, tiveram apenas sintomas leves a moderados da doença.
  • Pacientes que fazem uso de terapias imunomoduladoras de diversos tipos, como injetáveis, orais ou biológicos intravenosos, aparentemente não estão em desvantagem.
  • Apenas cinco pacientes vieram a falecer com COVID-19 tendo Esclerose Múltipla, mas esses pacientes também tinham comorbidades como hipertensão e diabetes, que estão mais relacionadas com um desfecho negativo.
  • O grau da gravidade da evolução da Esclerose Múltipla não interfere no desfecho da infecção pelo COVID-19.
  • O número de surtos de Esclerose Múltipla não aumentou por conta da infecção pelo COVID-19.
  • Quem ficou infectado pelo COVID-19, a Esclerose Múltipla da pessoa não ficou mais ativa por ter uma infecção viral concomitante.
  • Pacientes com Esclerose Múltipla não tiveram mais infecções do que outras pessoas e, quando tiveram, não foram mais graves do que de outras pessoas.
  • A doença de base não ficou pior do que já era, independentemente de a infecção pelo COVID-19 estar presente.

Se você conhece alguém que tem Esclerose Múltipla, compartilhe esse texto para ajudá-lo a ficar mais tranquilo. Deixe seus comentários abaixo e compartilhe esse conhecimento!

Fonte
Covid-19 em Pessoas Com Esclerose Múltipla (Coronavírus) por Regenerati – Dr. Willian RezendeliveBroadcastDetails{isLiveNowfalsestartTimestamp2020-05-27T194509+0000endTimestamp2020-05-27T195140+0000}