Nefrolitotripsia Percutânea: O que é e como é feita?
A nefrolitotripsia percutânea é um procedimento cirúrgico utilizado para tratar pedras nos rins com mais de 2 cm. É um procedimento mais invasivo que requer acesso ao rim pelas costas, utilizando uma técnica percutânea através da pele.
Como é feita a cirurgia?
O acesso ao rim é feito pela parte de trás do corpo, guiado por um raio-x. Através de uma dilatação no trajeto, é inserida uma câmera para visualizar a pedra, que é fragmentada utilizando energia de laser ou ultrassônica. Os fragmentos são removidos através do mesmo acesso.
Complicações
Embora raras, as complicações podem incluir sangramento, lesão em órgãos próximos (como o intestino ou pulmão), e necessidade de drenagem no pulmão após a cirurgia. O tempo de duração do procedimento depende do tamanho e quantidade de pedras presentes.
Pós-operatório
O paciente pode necessitar de internação por um dia após o procedimento, com uma sonda na região das costas para controlar o sangramento. Em alguns casos, a sonda pode precisar ser deixada por mais tempo. O pós-operatório não costuma ser muito doloroso.
Se ficar com alguma dúvida, deixe um comentário abaixo ou visite o meu site, onde você encontrará mais informações sobre este assunto.
- Curtir o vídeo;
- Inscrever-se no canal;
- Ativar as notificações;
- Incluir o código no final do texto.
Obrigado e até a próxima!
Fonte: Cirurgia de Pedra nos rins: Saiba Tudo Sobre a Nefrolitotripsia Percutânea. por Dr. Tiago Guirro – Urologista