Pular para o conteúdo

Cirurgia para pedra nos rins: qual o tamanho do cálculo renal?


Tudo sobre pedra nos rins – Qual o tamanho da pedra no rim para fazer a cirurgia?

Tudo sobre pedra nos rins – Qual o tamanho da pedra no rim para fazer a cirurgia?

Olá, seja muito bem-vindo(a) à nossa série de vídeos sobre pedra nos rins. No vídeo de hoje, vamos falar sobre o tamanho da pedra no rim para fazer a cirurgia.

Antes de começar, gostaríamos de pedir que ative as notificações e se inscreva em nosso canal para receber em primeira mão todos os nossos vídeos. Sou o Dr. Tá Velbert, médico urologista em São José dos Campos e Taubaté, no Estado de São Paulo.

Sabemos que a grande maioria dos cálculos renais são pequenos e são eliminados de forma natural, sem a necessidade de intervenção médica. Cerca de 80% dos pacientes que têm pedras de até 5mm ou meio centímetro, conseguem eliminá-las espontaneamente. Para pacientes com cálculos de até 7mm, a chance de eliminação sem tratamento é de 70%.

No entanto, em casos em que a cirurgia é necessária, pedras acima de 1cm precisam ser tratadas. Existem dois procedimentos corriqueiros: a litotripsia extracorpórea por ondas de choque e a cirurgia a laser.

  • A cirurgia a laser é indicada para cálculos volumosos de entre 1,5cm e 2cm, com uma taxa de sucesso acima de 80 a 90%.
  • Cálculos entre 1cm e 1,5cm podem ser tratados com a litotripsia extracorpórea, que consiste em uma máquina que emite ondas de choque na região das costas para fragmentar o cálculo em pequenos pedaços e permitir sua eliminação.

No entanto, existem outras condições que devem ser avaliadas caso a caso, independentemente do tamanho do cálculo, como a necessidade de uma cirurgia em casos de emergência, como quando a pedra está parada no paciente, há muita dor ou infecção urinária associada à obstrução, ou quando o paciente apresenta apenas um rim e tem o canal entupido, gerando insuficiência renal.

Resumindo, cálculos acima de 1,5cm e em situações de urgência urológica são indicados para cirurgia. Aqueles pacientes que tentaram outros tratamentos menos invasivos, como medicamentos e litotripsia, sem sucesso, também podem ser submetidos à cirurgia a laser.

Gostou do vídeo? Ative as notificações, inscreva-se em nosso canal e compartilhe esse conteúdo com quem mais você ama. A missão do nosso canal é levar sempre informação e conteúdo de relevância para você e toda a sociedade. Até o próximo vídeo!

Fonte: PEDRA NOS RINS. QUAL O TAMANHO DO CÁLCULO RENAL PARA PODER FAZER CIRURGIA? por Dr. Octávio Bertti