Tamanho do Cálculo Renal – Indicação de Cirurgia
Olá, seja bem-vindo ao meu canal. Eu sou Doutor Tiago, médico urologista, e hoje quero conversar com você sobre o tamanho do cálculo renal e se ele importa na indicação de cirurgia e no tipo de cirurgia que será realizada.
- Não deixe de curtir esse vídeo
- Inscreva-se aqui no canal
- Clique no sininho para ativar as notificações
A maioria das dúvidas dos pacientes que têm pedra no rim é referente ao tamanho da pedra. “Ah, doutor, a pedra tinha 4mm e causou tudo isso de dor. Eu tenho um amigo meu que tem uma pedra de 1cm e não tem dor”. Na verdade, o que causa a dor da cólica renal não é o tamanho da pedra, e sim o grau de obstrução que essa pedra pode causar.
Normalmente, pedras abaixo de 1cm que estão localizadas no rim não causam dor ou crise de cólica renal, porque elas não obstruem a passagem da urina. A crise de cólica renal acontece quando a pedra obstrui a passagem da urina, fazendo com que o rim comece a dilatar até a hidronefrose. É essa hidronefrose que vai causar a crise de cólica renal. Então, o tamanho da pedra não importa em relação à dor, mas sim ao grau de obstrução.
Se você tem uma pedra maior no canal e ela conseguiu descer, o canal vai ficar maior. O diâmetro médio do canal é entre 5 a 6mm, mas existem alguns pontos em que é um pouco menor, como na entrada da bexiga e bem no meio dele. Esses são os pontos em que as pedras costumam enroscar. Então, se uma pedra de 4mm enroscar na entrada da bexiga, é aí que o paciente vai ter uma crise de cólica renal. Ela pode percorrer 30cm sem que o paciente sinta nada, mas quando roça na bexiga, dá a crise de dor.
O tamanho da pedra vai importar no tipo de procedimento que será feito, mas não no grau de dor que o paciente vai sentir. Por exemplo, se a pedra estiver localizada no ureter e for maior que 4 a 5mm, durante uma crise de dor acima de 45mm, o paciente vai ter dor para eliminar a pedra. Nesse caso, a cirurgia é indicada porque é um procedimento extremamente minimamente invasivo e com baixíssimos índices de complicação.
Se a pedra estiver no rim, o procedimento é um pouco maior, mas novamente, se o paciente não está sentindo nada, só é indicada a cirurgia se a pedra tiver acima de um centímetro, porque a chance dele começar a ter crises é bem grande.
Então, o tamanho está mais relacionado ao tipo de procedimento que será feito. Eu até tenho um vídeo em que explico melhor sobre esses tipos de procedimento. Vou deixar o link no final desse vídeo como sugestão. Mas não influencia no grau de dor que o paciente vai sentir.
Espero que tenha gostado. Se ficou com alguma dúvida, pode deixar nos comentários abaixo. Vou deixar o link para o meu site na descrição desse vídeo. Até a próxima. Tchau!
Fonte: Pedra no Rim: O Tamanho Importa? por Dr. Tiago Guirro – Urologista