Seja bem vindo ao canal “Está Mais Biologia”. A quem está falando é o Professor Jonas Fontenelle.
Nesta aula, vamos falar sobre a Febre Maculosa, também conhecida como “febre do carrapato” ou “febre maculosa”. É uma febre causada pela bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pelo carrapato-estrela.
A Febre Maculosa tem cura, porém, deve ser descoberta a tempo, porque se entrar em estágios mais graves, o indivíduo pode vir a óbito. Os sintomas da doença são bem parecidos com os de qualquer febre, como dor de cabeça, febre, dor no corpo e cansaço.
Para um diagnóstico mais preciso, é importante procurar um médico. Porém, se a febre evoluir para estágios mais graves, a pessoa pode sentir inchaço no tornozelo, nas mãos, vermelhidão, gangrena nas mãos e nos pés, o que pode levar à dormência, paralisia das pernas, do sistema respiratório ou nervoso, levando à morte rapidamente.
A transmissão da Febre Maculosa ocorre através da picada do carrapato. Ou seja, um carrapato contaminado pica um animal que não está contaminado e acaba transmitindo a doença. Mas nem todos os carrapatos estrelas possuem a marca inteira.
Esse parasita só será contaminado quando picar um animal que esteja contaminado também, por exemplo, a capivara, que é um hospedeiro dessa bactéria. Quando o carrapato que não está contaminado pica essa capivara, ele acaba adquirindo a bactéria e, ao picar no ser humano, acaba transmitindo essa bactéria. É interessante que a capivara não manifesta a doença, mas o ser humano manifesta.
Para que ocorra a transmissão da bactéria do carrapato para o homem, o carrapato precisa ficar em sua pele em torno de quatro a seis horas.
Outra característica interessante da doença é que não é apenas um animal adulto que pode transmitir a bactéria, as fases larvais e intermediárias também podem transmitir o parasita.
Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2017, 188 pessoas contraíram Febre Maculosa no Brasil e 65 morreram. A doença é rara, mas é letal e pode matar rapidamente.
Não existe vacinação contra a Febre Maculosa, mas caso você queira evitar a contração dessa doença, deve evitar locais que têm matas, trilhas ou matagais e usar roupas de manga longa e repelente. E caso você for remover o carrapato do seu corpo, muito cuidado para não apertá-lo.
Histórias de carrapatos estourando depois da retirada, mostram que é importante retirar com muito cuidado e rapidez, usando uma pinça.
Tomem muito cuidado, porque é uma doença letal e ela pode matar rapidamente. Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários que eu vou responder o mais breve possível.
Fonte: Febre MACULOSA | Doença do carrapato | Como se prevenir | SINTOMAS, TRANSMISSÃO, PREVENÇÃO. por Estudar Mais Biologia com Prof. Fontinele