Pular para o conteúdo

Ateromatose da Aorta: Sintomas e Entenda Mais – Podcast Morsch


Ateromatose da aorta

Ateromatose da aorta

Esta doença se caracteriza pelo depósito de gorduras na parede da artéria aorta no tórax ou abdome. Embora o processo de formação dessas placas seja considerado natural e avance com a idade, os ateromas podem provocar uma série de complicações ao paciente, dependendo de onde estão localizados e do grau de comprometimento do trecho da aorta afetado. Tem o potencial causar infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, trombose venosa ou arterial.

Causas

Ter pequenas placas de gordura dentro da aorta é considerado comum, especialmente entre os idosos. Com o passar dos anos, a artéria sofre desgaste, aumentando a possibilidade dessas placas se depositarem em seu interior. O problema é que um estilo de vida pouco saudável favorece o aumento na espessura das placas, com risco de obstrução à passagem do sangue.

  • Idade maior que 50 anos
  • Histórico familiar de ateromatose ou outras patologias cardiovasculares
  • Tabagismo
  • Sedentarismo
  • Doenças que sobrecarregam o sistema cardiovascular, como hipertensão e diabetes
  • Níveis altos de colesterol e triglicérides

Sintomas

Na maioria das vezes, a ateromatose começa a se desenvolver quando a pessoa ainda é jovem, levando décadas para ser identificada. Quem não tem uma rotina de prevenção acaba descobrindo a patologia em estágio avançado, através de sintomas como:

  • Palpitações
  • Dor no peito
  • Dor na panturrilha ao caminhar
  • Sensação de fraqueza
  • Falta de ar
  • Pequenos acidentes vasculares cerebrais sem sequelas

Grau da doença

O grau da ateromatose pode ser classificado entre 1 e 5, sendo que o grau um revela o aparecimento da doença em estágio inicial. Pacientes com grau 2 e 3 têm doença aterosclerótica ótica discreta a moderada, ou seja, ainda não é grave. Os maiores problemas se concentram nos ateromas de graus 4 e 5, que são complexos e representam alto risco de complicações.

Quando procurar um médico

Ainda que não haja sinal de problema, é inteligente contar com o acompanhamento de um clínico geral ou cardiologista periodicamente. Investir em revisões com consultas e exames uma vez ao ano contribui para o diagnóstico precoce das doenças cardiovasculares. Também é importante manter um estilo de vida saudável, realizando atividade física regular e melhorando a qualidade da alimentação.

E hoje você tirou dúvidas sobre temas ligados à saúde e ainda descobriu como marcar sua tela e consulta online. Aguarde o próximo podcast para ampliar ainda mais seus conhecimentos em saúde. E se você gostou deste assunto, considere assinar nossas redes sociais e nosso podcast. Caso tenha algum assunto que deseja que o comentemos no formato de podcast, basta mandar mensagem pelas nossas redes sociais. Fique atento para não perder os próximos episódios.

Abraço e até breve.

Fonte: ATEROMATOSE DA AORTA: ENTENDA ESSA DOENÇA E SEUS SINTOMAS ! PODCAST MORSCH por Telemedicina Morsch