Será que eu tenho: Gonorreia
Olá, bem-vindos ao quadro do canal em que abordaremos doenças as mais variadas, explicando suas características, assim como também os meios de perceber seus sintomas e sinais. Abordando aspectos da Saúde de forma simples e clara, sempre com referências bibliográficas, e que mesmo uma pessoa que não seja da área da saúde poderá entender perfeitamente. O nome deste quadro é: Será que eu tenho? E no dia de hoje a doença é a gonorreia.
Conhecida também como doença gonocócica, blenorragia, pingadeira, gota matinal, Estrela da Manhã, fogagem, encantamento e escorrimento. E por que a gonorreia é uma doença que devemos ter preocupação e buscar informações a respeito dela? Deixo no link da descrição desse vídeo uma matéria que saiu na BBC em Portugal sobre o avanço de super gonorreia que pode se tornar incurável e preocupa Grã-Bretanha. Resumindo essa notícia, está acontecendo que tem uma variedade da bactéria que produz a gonorreia que está ficando resistente aos tratamentos, a ponto de ficar praticamente incurável. Todos devemos tomar muito cuidado no que diz respeito à prevenção. Outra coisa que não podemos deixar de mencionar é que se não for tratada, ela pode levar à infertilidade, uma possibilidade real.
Como pegamos a gonorreia? Existem alguns contatos importantes. De mãe para o bebê durante a gravidez, se a mãe for portadora da gonorreia. A criança pode pegar pelo canal do parto ou durante a amamentação. E pelas vezes que são mais comuns, que é por sexo vaginal, oral ou anal, sem proteção.
Vamos falar de números. Estima-se que mais de 60 milhões de casos ocorrem no mundo a cada ano de gonorreia. No Brasil, são mais de 1,5 milhões de novos casos por ano. O agente causador é Neisseria gonorrhea, que é uma bactéria.
Sintomas no homem e na mulher
No homem, a sintomatologia pode variar um pouco. Ele vai apresentar um formigamento bem particular, assim como também a coceira uretral, dor ao urinar e o mais característico é um fluxo uretral mucoso, que o pessoal normalmente chama de pingadeira. Na mulher, o quadro é menos florido e normalmente pode ser assintomático. Mas, se ela tem sintomas, é menos florido. A mulher pode ter uretrite, dor ao urinar e ela pode apresentar uma secreção amarelada. Tem alguns casos que são menos frequentes, mas pode acontecer dor durante a relação sexual.
Prevenção
Algumas medidas são extremamente importantes para evitar a gonorreia, como o uso de preservativo em todas as relações sexuais, evitar ter muitos parceiros sexuais, consultar um ginecologista periodicamente no caso das mulheres ou urologista no caso dos homens. Se você for diagnosticado com gonorreia, trate e avise ao parceiro ou a parceira. Controle regular e sistemático em casos de relações sexuais com inúmeros parceiros, mesmo na ausência de sintomas. Evite relações sexuais com pessoas que tenham sintomas de doenças venéreas ou algum outro sintoma desconhecido. E por final, evitar relações sexuais com desconhecidos.
- Use preservativo em todas as relações sexuais
- Avoid ter muitos parceiros sexuais
- Consulte um ginecologista ou urologista periodicamente
- Trate e avise ao parceiro ou a parceira
- Controle regular e sistemático em casos de relações sexuais com inúmeros parceiros
- Evite relações sexuais com pessoas que tenham sintomas de doenças venéreas ou algum outro sintoma desconhecido
- Evite relações sexuais com desconhecidos
Muito obrigado e nos vemos no próximo episódio de Será que eu tenho?
Fonte
🔴 SERA QUE EU TENHO GONORREIA? [PODCAST] por Instituto Voigt