Infecção Urinária e D-Manose
Muitas mulheres sofrem com infecção urinária de repetição, algumas chegam até cinco, seis ou mais episódios de infecção de urina no ano. Isso gera bastante desconforto, levando a mulher a ficar tomando antibiótico basicamente uma vez por mês, o que gera grandes efeitos colaterais, principalmente os efeitos gastrointestinais.
Vários estudos já foram feitos procurando algumas substâncias que possam evitar o surgimento dessas infecções urinárias com tanta frequência, e um desses dessas substâncias é a D-Manose.
- A D-Manose é um tipo de açúcar.
- O seu mecanismo de ação seria que ela impediria que a bactéria grudasse no urotélio da bexiga.
- Urotélio é o nome que a gente dá ao revestimento interno dos órgãos do sistema urinário (uretra e bexiga).
Para responder isso, fui buscar os principais artigos nas principais plataformas de estudo científico médico e o principal artigo que encontrei foi um artigo que pegou 300 mulheres que tiveram infecção urinária, separaram em três grupos, sendo que duas delas receberam dois gramas de D-Manose diariamente durante seis meses, as outras mulheres receberam 50 mg de nitrofurantoína durante uma vez por dia durante seis meses também e um outro grupo de 100 mulheres não recebeu nenhum tipo de tratamento específico.
O que foi observado é que as mulheres que receberam tanto a D-Manose quanto a nitrofurantoína tiveram uma redução do número de episódios de infecção de urina em torno de 45%, ou seja, basicamente metade das mulheres deixou de ter infecção urinária de repetição.
Quando foi comparado o grupo de D-Manose com o de nitrofurantoína, observou-se que o grupo da D-Manose teve muito menos efeitos colaterais do que o da nitrofurantoína, que é um antibiótico.
Então, a D-Manose parece sim ter um bom efeito para evitar as infecções urinárias de repetição, mas ela ainda não é recomendado o seu uso indiscriminado por falta de estudos ainda que comprovem a sua eficácia.
As sociedades europeias e brasileiras que fazem as diretrizes para o tratamento desse tipo de problema ainda não recomendam o uso indiscriminado da D-Manose, elas recomendam o uso da D-Manose apenas em estudos clínicos, ou seja, em grupos de estudos para realmente comprovar a sua eficácia e a sua segurança.
Portanto, a D-Manose parece sim ser um medicamento que vem para nos ajudar no tratamento desse tipo de problema, mas ele ainda não é recomendado o seu uso indiscriminado por falta de estudos ainda que comprovem a sua eficácia.
Se você tiver alguma dúvida sobre esse assunto pode deixar aqui nos comentários que eu vou responder para vocês. Se você tiver algum tipo de sugestão ou comentário pode escrever também.
Eu vou deixar no link aqui na descrição o link do site onde você vai encontrar alguns artigos sobre esse tema e muitos outros, é da urologia.
Espero que tenham gostado e até a próxima.
Fonte
D Mannose Para Evitar Infecção Urinária. Funciona? por Dr. Tiago Guirro – Urologista