Pular para o conteúdo

Sífilis nos olhos: saiba os sintomas e tratamentos com o Dr. Gilson Mariano, oftalmologista

Sífilis e seus efeitos nos olhos

A sífilis é uma doença infecto-contagiosa que pode ser transmitida pela via sexual, ou seja, uma DST. Ela é causada pela bactéria Treponema pallidum e pode ser transmitida pela via sexual ou de forma vertical (sífilis congênita), da mãe para o feto através da placenta. Existem outras formas de contaminação, como tatuagem, objetos contaminados e transfusão de sangue, mas hoje focaremos no aspecto da DST e por que tem tanta importância na oftalmologia.

As fases da sífilis

A sífilis segue uma evolução e pode ter uma alternância entre períodos de atividade, com cada fase distinta: sífilis primária, secundária e terciária. Há também um período de latência que pode durar de seis a oito semanas. A sífilis primária tem uma lesão específica, o cancro duro, que aparece no local da inoculação. Na média, é de mais ou menos três semanas depois da infecção, podendo chegar a noventa dias. Depois há um período de latência que pode durar de seis a oito semanas e depois a situação já começa a complicar um pouquinho. A doença começa a afetar a pele e os órgãos internos. Essa fase evolui no primeiro e no segundo ano da doença, com novos surtos e também com períodos de latência. Esse período de latência vai ficando cada vez de mais tempo. A partir daí, pode ocorrer a sífilis cardiovascular, às vezes 30 anos depois da infecção inicial, e também a neurossífilis, que tem o acometimento das meninges.

Comprometimento ocular

Na parte oftalmológica, você pode encontrar cancro primário de conjuntiva, ceratite, iridociclite, coroidite, neurorretinite, que pode afetar tanto a retina quanto o nervo óptico.

Prevenção é a chave

A intenção desse texto é conscientizar sobre a importância da prevenção. É imprescindível utilizar preservativo em todas as relações sexuais para evitar a transmissão da sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis, além de evitar uma gravidez não programada. A sífilis ocular é uma das complicações mais graves dessa doença.

Conclusão

Não adianta falarmos de todas as complicações que a sífilis pode causar nos olhos, pois são muitas. O mais importante é focar na prevenção. Prevenção sempre é a única forma de evitar complicações.

  • Use preservativo em todas as relações sexuais
  • Faça exames regulares
  • Informe seu(sua) parceiro(a) sobre sua condição de saúde

Grande abraço e até o próximo!

Fonte
Sífilis e os Olhos | Dr. Gilson Mariano | Oftalmologista por Dr. Gilson Mariano | Oftalmologista