Gonorréia e Sífilis: Doenças em aumento no Brasil
No vídeo de hoje, falamos sobre gonorréia e sífilis, duas doenças que estão aumentando muito no Brasil. Para falar sobre o assunto, selecionamos o email da Roberta.
Roberta pergunta: “Jairo, é verdade que dá para pegar sífilis e gonorréia pelo sexo oral? Está aumentando mesmo? Como se evita esse problema?”
Essa é uma pergunta muito importante, pois retrata uma situação que está preocupando muita gente que trabalha na área de prevenção e saúde. Há um aumento, quase uma epidemia, de casos de gonorréia e sífilis, principalmente entre os mais jovens. E isso acontece porque as pessoas não têm se protegido como deveriam nas relações sexuais. Relação sexual desprotegida, sem camisinha, é sinal de que as pessoas estão deixando a proteção e a prevenção de lado e, assim, acabam se expondo muito mais aos agentes causadores das DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), como a bactéria que causa a sífilis e a bactéria que causa a gonorréia.
Essas duas doenças são muito antigas e estão presentes na humanidade desde os primórdios. Com o desenvolvimento dos antibióticos na metade do século passado, elas se tornaram tratáveis e controláveis. No entanto, mais recentemente, com o uso irregular de camisinha, muita gente tem se contaminado e se infectado novamente com sífilis e gonorréia. E isso é um grande problema, pois com a gonorréia, por exemplo, temos visto uma resistência crescente aos antibióticos convencionais. De alguma forma, parece que estamos selecionando as bactérias causadoras da gonorréia mais fortes e mais resistentes aos esquemas terapêuticos tradicionais. Isso tem dado muito mais dor de cabeça e trabalho na hora do tratamento. Há até quem esteja falando em uma “super gonorréia”, que seria uma bactéria resistente a todos os antibióticos e esquemas de tratamento disponíveis hoje.
A sífilis também tem aumentado, principalmente na população jovem e em algumas populações específicas, como os homens que fazem sexo com outros homens. E o pior é que tanto a sífilis como a gonorréia são portas de entrada que facilitam a contaminação por outras DSTs, principalmente a contaminação pelo HIV, vírus causador da AIDS. Muitas vezes, fazemos um diagnóstico simultâneo de sífilis e HIV ou de gonorréia e HIV, porque essas doenças bacterianas abrem portas e facilitam a entrada do vírus HIV nas células do nosso corpo. Por isso, é tão importante se proteger e usar camisinha.
Agora, você pergunta: sexo oral pode transmitir sífilis e gonorréia? Sim, pode. As bactérias podem ficar alojadas na garganta e muitas vezes não causam sintomas. No momento do sexo oral, a pessoa que tem essas bactérias na garganta pode transmiti-las para a vagina de outra pessoa. E, além disso, quem tem sífilis também pode transmiti-la para quem não tem, inclusive no sexo oral. Por isso, é importante se informar e buscar se proteger sempre.
É esclarecedor saber que muitas vezes essas doenças estão presentes e não causam sintomas em alguns momentos ou fases dessas infecções. Por isso, se você teve uma relação suspeita em algum momento, teve um sintoma mas esse sintoma desapareceu, ou mesmo que você nunca tenha percebido nenhum sintoma, procure um médico e faça os testes para saber se está tudo em ordem com a sua saúde.
Lembre-se, se cuidar é importante e conte para seus amigos que eles também têm que se cuidar. Curta esse vídeo e não perca o próximo sobre como diferenciar corrimento de lubrificação vaginal. E, se inscreva no canal, fale dos seus amigos sobre ele e assista a todos os vídeos desta temporada sobre sexualidade feminina, que estão muito legais!
- Use camisinha em todas as relações sexuais;
- Faça os testes para DSTs regularmente;
- Procure um médico se tiver sintomas ou suspeitas de infecção;
- Informe-se e busque se proteger sempre.
Fonte
GONORREIA E SIFILIS por Jairo Bouer