Pular para o conteúdo

Sífilis secundária: sintomas, tratamento e prevenção

Sífilis Secundária

Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é Cláudio Luces, o lojista. Estou aqui hoje para conversar com vocês sobre mais um tema da urologia: a sífilis secundária.

A sífilis secundária vai surgir três a cinco meses depois da lesão inicial, caso o paciente não tenha sido tratado. Se ele foi tratado corretamente, a doença já desapareceu. Mas se ele não foi tratado, surgirá então a sífilis secundária.

Então, apareceu a lesão inicial, o paciente não tratou ou fez um tratamento incorreto naquela sífilis primária. Aquela lesão inicial vai desaparecer, não por causa do seu tratamento, mas por causa do ciclo natural da doença.

Três a cinco meses depois, o paciente vai apresentar sífilis com uma outra roupa, e essa outra roupa da sífilis nós chamamos de sífilis secundária. O paciente vai apresentar lesões por todo o corpo, essas lesões são devidas a um processo de bacteremia.

  • O treponema espiroqueta se espalha por todo o corpo
  • O paciente irá apresentar lesões mucocutâneas
  • Lesões na pele e nas mucosas
  • Lesões máculo-papulares

Máculas são manchas e pápulas pequenas elevações. Essas vezes, hoje é um surgir em todo o corpo, no couro cabeludo, na palma das mãos e na planta dos pés. Essa informação é muito importante. Nem todas as raças que apresentam lesões nas palmas das mãos e nas plantas dos pés.

Outra informação importante é que as lesões normalmente não coçam. O paciente confunde muito isso com alergia. Alguns chegam a procurar farmácia e comprar o remédio para alergia. Aí toma um remédio, passado alguns dias, algumas semanas, essas razões e os aparece. Aí ele faz o raciocínio assim: tava com uma alergia, tomei o remédio, fiquei bom. Você não estava com alergia, você estava e continua ainda na fase secundária das cifras.

O paciente pode apresentar também linfadenopatia (gânglios ínguas) por todo o paciente pode ter uma sudorese noturna. De noite, ele começa a suar, febre baixa e pode emagrecer. Pode cair o cabelo e durante a fase secundária poderá surgir e com certeza vai surgir uma de lesões bem especiais que são chamadas de condiloma lata ou condiloma plano.

Não me confunda condiloma lata com condiloma acuminado. O condiloma acuminado nós já falamos aqui várias vezes quando nós apresentamos o vídeo do HPV da manifestação do HPV. O condiloma acuminado é aquela verruga, aquela lesão verrucosa que aparece lá no corpo das mucosas, provocadas pelo vírus HPV. Não tem nada a ver com o condiloma lata com o pão de loma plano da sífilis, então o condiloma plano e a lata é uma essência é uma elevação que surge principalmente na região genital perineal, aquela região entre o pênis eo ânus e na região anal.

É uma lesão riquíssima em espiroqueta em treponema pallidum do portanto são lesões muito muito contagiosas. O seu paciente por corretamente tratado na sífilis secundária, acabou a história. Agora, se ele não for tratado, que irá acontecer? Essas lesões que ele apresentou pelo corpo todo, essa é jesus podem desaparecer e vão desaparecer, mas passado alguns meses, elas retornam e depois somem e depois retornam.

Geralmente, depois de um ano, elas não voltam mais, mas o paciente continua com a doença. Ele vai entrar na fase latente da sífilis, na fase silenciosa das estrelas.

Essa informação é muito importante para o diagnóstico, o tratamento e a prevenção da sífilis secundária. Até o próximo vídeo!

Fonte
Sífilis secundária: como a doença se apresenta por Dr. Claudio Mussi – Urologista