Enxaqueca: uma doença que afeta muitas pessoas
A enxaqueca é um assunto importante quando se trata de nossos alunos do instituto. Muitas vezes, confundimos enxaqueca com dor de cabeça, mas na verdade, a enxaqueca é uma doença que apresenta diversos sintomas além da dor.
- Aversão à luz
- Aversão a barulho
- Aversão a cheiros
- Náusea
- Vômito
- Vertigem
Esses são alguns dos sintomas que a enxaqueca pode apresentar. É importante lembrar que essa doença evolui em crises episódicas que podem durar de algumas horas a vários dias.
Existem tratamentos tanto para a forma aguda quanto para a forma crônica da enxaqueca. É importante saber que a enxaqueca é mais comum em mulheres do que em homens, em uma proporção de três para um. Fatores hormonais são levados em consideração para essa maior preponderância em mulheres.
Existem também fatores que desencadeiam a enxaqueca, como privação de sono, excesso de som, jejum prolongado e estresse importante. É possível que uma pessoa esteja dormindo e acorde no meio da noite com uma crise, ou até mesmo durante uma viagem de férias.
É importante lembrar que o tratamento da enxaqueca deve ser feito com medicamentos específicos. O abuso de analgésicos comuns pode levar a uma enxaqueca de difícil controle. Existem tratamentos preventivos para melhorar a qualidade de vida do indivíduo.
É importante ressaltar que a enxaqueca não é diagnosticada por exames específicos como exames de imagem ou exames eletrofisiológicos. O diagnóstico é clínico e é uma doença que pode acompanhar a pessoa desde a infância até a terceira idade.
Fonte
Enxaqueca | Sintomas e tratamentos por Hcor