Pular para o conteúdo

Infecção Urinária em Homens – Alerta Médico | Jornal do Estado

Infecção Urinária em Homens e Mulheres

A infecção urinária é mais comum em mulheres, mas os homens também podem ser acometidos por essa doença. Se isso acontecer, o cuidado deve ser redobrado, pois pode indicar outros problemas. Ardência ao urinar acompanhada de sangue e dor pélvica podem ser sinais de alerta para um problema que afeta muitas pessoas.

Porém, quando o assunto se refere à prevenção e tratamento da doença, muitas dúvidas são recorrentes, principalmente para os homens. É muito bom que a pessoa procure orientação médica de uma pessoa que já teve esse problema para que possa se prevenir. O médico urologista explica que as causas da infecção urinária são diferentes entre homens e mulheres.

Causas da Infecção Urinária em Mulheres

  • A infecção urinária da mulher geralmente se dá pela ascensão da bactéria da parte externa do trato urinário, ou seja, ao redor do meato da uretra até a bexiga.

Causas da Infecção Urinária em Homens

  • No homem, o mecanismo de contaminação é completamente diferente da infecção da mulher. Na questão anatômica, para caracterizar na ponta do trato urinário do homem, ela não ocorre somente dessa forma.
  • Quando o homem tem infecção urinária, em geral, existe um fator que predisponha. O trato urinário vai da extremidade da uretra até o fim, então qualquer uma dessas parcelas pode ser acometida por infecção. No homem especificamente, a parte acometida necessariamente vai ter alguma operação na próstata, como um cálculo renal, uma má formação da via urinária, uma bexiga disfuncionalizada ou uma má formação. O mais comum de todos é alterações na próstata, principalmente a hiperplasia prostática que dificulta o esvaziamento da bexiga e isso aumenta o risco de infecção urinária. O problema pode acometer homens em qualquer faixa etária acima dos 50 anos.

O fator de risco aumenta e também nos homens, as causas da infecção urinária devem ser investigadas para o tratamento adequado. A mulher pode tratar com antibióticos, pois é muito comum a mulher de infecção urinária já sabe qual é a medicação que ela se dá bem e vai usar melhor. O homem não deve fazer isso. A abordagem do homem sempre estimula uma investigação, porque o homem que teve infecção urinária tem um fator de risco, sendo investigado e eventualmente o tratamento ideal inclui o tratamento da causa base. Não adianta tratar com antibióticos porque ele vai voltar, já que você não está tratando a causa base, a origem do problema.

O médico também alerta para as diferenças entre a infecção urinária e a uretrite. Não é incomum chegar no consultório homem jovem sem fator de risco nenhum com infecção urinária, mas com sintomas do trato urinário de uretrite. É a sensação de frequência urinária aumentada e esse homem não vai ter, propriamente dizendo, infecção urinária nesses termos que a gente discutiu agora e sim uma uretrite, que é uma inflamação que é exclusiva do canal, exclusivo da uretra. Em geral, fica restrita aos mesmos sintomas de uretrite e ardência e, na maioria das vezes, com a presença de corrimento.

Fonte: Médico alerta sobre infecção urinária em homens – JORNAL DO ESTADO por Tv Atalaia