Pular para o conteúdo

Fisioterapia para síndrome de Down – Novidades e informações.


A técnica de fisioterapia utilizada em bebês com síndrome de Down melhora o desempenho e a coordenação motora dos pacientes, e traz qualidade de vida aos pequenos. Patrícia, mãe de Eduardo de 1 ano e 5 meses e portador da síndrome de Down e uma doença cardíaca, precisava de fisioterapia para melhorar a sua qualidade de vida. “Eu estava querendo buscar um pouco mais de desafio pra ele. Estava falando com o método tradicional, não vai deixar nem um pouco acomodado”, disse.
Fernanda, fisioterapeuta que trouxe essa técnica inovadora para o Brasil, afirmou que a técnica utilizada é o Cuevas Medek Exercise (CME), uma técnica chilena criada por Ramon Cuevas na década de 70. “Ela consiste em gerar no cérebro da criança uma reação automática, ou seja, a gente bombardeia o cérebro da criança em forma de informações para que ele acabe respondendo com uma reação automática do organismo. E consequentemente, ela tem uma aquisição motora”, explicou.
Durante a fisioterapia, o bebê é estimulado de diversas maneiras, subindo e descendo degraus, entrando e saindo de caixas, aprendendo a ter equilíbrio, sempre estimulando a reação automática do organismo através de exercícios dinâmicos e a criança nunca fica parada. A técnica é aplicada em qualquer criança a partir dos três meses de idade em qualquer atraso motor, independente se seja paralisia cerebral ou outras síndromes. A única coisa que não se aplica é em doenças degenerativas.
Patrícia ficou satisfeita com o método: “Melhor do que ver o seu filho evoluindo rápido é ver ele crescendo como qualquer outra criança. Também satisfeita com o método, fiquei bem feliz. A outra fisioterapeuta que ele estava também já fazia outra coisa, mas o método puro está migrando, agradando bastante. Acho que vai ser positivo”. O tratamento é “um trabalho de formiguinha”, mas é bacana estimular. Parabéns ao trabalho de Fernanda e às mães que se dedicam a melhorar a vida de seus filhos.
Fonte: NOTÍCIAS E MAIS – FISIOTERAPIA PARA PORTADORES DA SÍNDROME DE DOWN por Noticias & Mais Programa