O músculo encurtado ou músculo tenso pode mudar a forma como você avalia a mobilidade de uma pessoa. Para testar, peça para alguém se inclinar para frente e tentar tocar o chão com as mãos. Se a pessoa tiver dificuldade, há um marcador na base da perna que você pode usar para avaliar sua mobilidade. Faça uma massagem na panturrilha com uma bolinha de tênis e observe a mudança na amplitude de movimento da pessoa.
Existem diferentes tipos de músculos, como o músculo encurtado, normal e hiperflexível. O músculo encurtado pode acontecer devido a medidas protetivas que a pessoa teve que tomar, como ficar imobilizada por muito tempo, ou devido a trauma. Mecanorreceptores dentro das fibras musculares podem causar retração das fibras, resultando em tensão muscular.
Alongamento pode ser uma estratégia para restabelecer o comprimento da fibra, mas é importante entender que nem sempre é um encurtamento que causa a falta de mobilidade. Às vezes, a causa está relacionada a questões de nervos e músculos.
É importante observar que nem tudo que parece encurtamento é encurtamento e que algumas estratégias, como liberações miofasciais, massoterapia e acupuntura, podem ajudar a restabelecer a mobilidade das articulações.
Lembre-se de que essas ideias são apenas uma parte do cenário e podem variar de paciente para paciente. É sempre importante avaliar cuidadosamente cada caso individualmente.
Fonte: Músculo encurtado ou Músculo tenso? por Gustavo Pilon Quiropraxia & Fisioterapia & Cursos