Pular para o conteúdo

Guia completo sobre a toxoplasmose: sintomas, causas e tratamentos.


Você já ouviu falar em toxoplasmose? Recentemente, estamos tendo um grande surto de toxoplasmose na região sul do país. Em Santa Maria, caracteriza-se o maior surto desta doença no mundo todo. Mais de 570 pessoas já foram contaminadas e a mobilização está sendo muito grande no sentido de descobrir o que causou esta grande epidemia.
A toxoplasmose também é conhecida como a doença do gato e o tema do vídeo de hoje é justamente como ela é transmitida e como ela pode ser prevenida.
Antes de responder, deixe-me seu like para eu saber que você gosta desse conteúdo e inscreva-se nesse canal e clique no sininho, porque toda semana tem vídeos novos para te ajudar a cuidar melhor de seus olhos.
A toxoplasmose é uma infecção causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Ela tem uma manifestação sistêmica que pode passar despercebida, com febre, dor no corpo e dor de cabeça. Muitas vezes, a pessoa não faz o diagnóstico, ela passa como uma virose.
Ela tem a forma ocular que é gravíssima e muitas pessoas já perderam a sua visão por conta desta infecção. Ela é uma infecção no fundo do olho em que atinge a retina, que é a nossa área principal da visão.
A toxoplasmose é conhecida como a doença do gato, porque este protozoário vive no intestino do gato. O gato é o único hospedeiro em que ele consegue completar todo o seu ciclo de vida. Então, a toxoplasmose é transmitida através das fezes do gato. Ela pode contaminar a terra, pode contaminar alimentos como frutas, verduras e aqueles animais que se alimentam de fezes, como por exemplo como o porco. Ele pode se contaminar com o toxoplasma, infectar a sua carne e as pessoas que comem carne de porco mal passada podem ser contaminadas. Por isso, a região sul, que são as pessoas que gostam muito de churrasco, acabam comendo carne mal passada. É uma área de grande incidência desta doença.
Então, se você notar algum desses sintomas, deve procurar imediatamente um oftalmologista.
Uma observação muito importante é que a toxoplasmose pode ser transmitida da mãe para o feto e causar a toxoplasmose congênita, que pode causar cegueira na criança e outras malformações/alterações cerebrais. Por isso, em todo o pré-natal, o exame da toxoplasmose é feito algumas vezes durante a gravidez.
Agora, como prevenir a toxoplasmose? Como eu já falei, ela é transmitida através das fezes do gato. Então, se você for trabalhar de jardinagem, for mexer na terra ou em areia, sempre deve lavar muito bem suas mãos. Os alimentos também devem ser muito bem lavados, as frutas, os legumes. Cuidado com a água também, sempre deve tomar água potável, água filtrada, água fervida, água mineral. Evite comer carne mal passada. Toda gestante deve fazer o pré-natal.
Com relação ao gato, muitas pessoas têm preocupação, como se trata de uma doença grave que pode causar a cegueira e perguntam: e que cuidados eu tenho que ter com o meu gatinho? Os cuidados são os seguintes: Troque a areia do gato todos os dias. Não dê carne crua para o seu gato. Alimentação à base de ração. E, finalmente, não deixe o seu gato sair passeando na rua que ele pode se contaminar.
Gostou desse vídeo? Deixe seu like e compartilhe essa mensagem para que mais pessoas possam ter acesso à informação.
Um grande beijo e eu te vejo no próximo vídeo. Tchau, tchau.
Fonte: Toxoplasmose – O Que é, Sintomas, Causas e Tratamento por Dra Claudia Del Claro – Oftalmologista