E o coronavírus vem causando um bom estrago de uns tempos para cá, mas todo mundo quer entender qual foi o animal que realmente passou o vírus para humanos. Saiba agora no Super Responde!
Até gravação desse vídeo, o novo coronavírus havia causado 1775 mortes, infectado mais de 72 mil pessoas. Muito provavelmente tudo começou em um mercado de animais silvestres em uma cidade na China. Alguns disseram que o problema era um morcego, outros acusaram a cobra, mas aqui temos o hospedeiro mais provável do vírus: o pangolim.
Esse bichinho é um mamífero em extinção que habita regiões da África e Ásia. Cientistas da Universidade Agrícola do Sul da China realizaram uma análise genética em mais de mil animais selvagens e lá estava a resposta. Ao analisar o pangolim, os pesquisadores encontraram um vírus com material genético 99% semelhante ao 2019-nCoV, o vírus inicial causador do surto da doença.
Mas e aquela história do morcego? Por que falaram tanto nele? Calma aí que você já vai entender. O coronavírus surgiu em morcegos. Inicialmente, esses animais são conhecidos por hospedar o vírus sem apresentar nenhum sintoma. Eles foram os hospedeiros definitivos do vírus, mas tudo indica que existam hospedeiros intermediários nessa história. Isso significa que o animal pegou o vírus do morcego e transmitiu para os seres humanos, e esse vetor foi provavelmente o pangolim.
Aconteceu algo parecido com outras infecções de coronavírus, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS). A doença surgiu na China em 2002 e matou mais de 800 pessoas. Ela também teve origem em morcegos, mas passou para os humanos através do contato com o mamífero chamado civeta. Em 2012, surgiu a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS). Ela apareceu em morcegos e foi transmitido aos humanos através de camelos.
Antes do pangolim ser suspeito de ter passado o novo coronavírus, alguns cientistas achavam que o hospedeiro podia ser a cobra asiática. Ela também é vendida naquela feira de animais. Mas a hipótese não colou muito entre os outros pesquisadores, isso porque os coronavírus parecidos com esse só apareceram em mamíferos e aves até agora, nunca em répteis.
O pangolim é um animal muito procurado na Ásia para a preparação de comidas que podem ser feitas por sua carne. Suas escamas também são usadas em procedimentos de medicina tradicional chinesa, mesmo sem ter feito comprovado. Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, ele é um animal mais para ficar do que para todo mundo. Além disso, está altamente ameaçado de extinção, mesmo sendo protegido pela legislação internacional.
Depois do surto do novo coronavírus, instituições internacionais como o Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal e a Humane Society International estão pedindo o fim definitivo do comércio de animais selvagens na China. Em janeiro, o governo chinês anunciou a proibição temporária da prática, mas muitos estão pressionando para que ela seja permanente.
Fonte: Qual é realmente o animal que passou coronavírus para humanos? | SUPER Responde por Superinteressante