Pular para o conteúdo

Toxoplasmose: causas, sintomas e tratamentos.

O surto de toxoplasmose no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul está enfrentando a maior epidemia de toxoplasmose da sua história, e talvez da história do Brasil. Já são mais de 500 casos confirmados só na cidade de Santa Maria. O estado corre o risco de ficar sem o remédio para tratar todo mundo. Até agora não se sabe de onde a epidemia está vindo. Uma força tarefa foi criada para tentar identificar a fonte da epidemia, que até o momento da gravação deste vídeo, ainda não tinha sido identificada.

O que é toxoplasmose? De onde vem?

A toxoplasmose é uma doença causada por um parasita: o Toxoplasma gondii. Essa doença ficou conhecida popularmente como a doença do gato. Mas antes de você sair caçando e abandonando gatinhos por aí, vem entender melhor como é que isso funciona. O toxoplasma adora crescer no intestino do gato. É lá que ele consegue se reproduzir criando mais toxoplasminhas. Esses filhotes de toxoplasma saem no cocô do gato, daí a ideia popular de que a culpa toda é do gato. A partir daí, esses filhotes podem contaminar outros animais, incluindo nós, humanos.

Como se pega toxoplasmose?

  • Por contato direto com as fezes de gato, ao lamber o ânus do gato ou ao comer cocô do gato;
  • Através de caixas de areia contaminadas, onde o gato fez suas necessidades e as crianças brincam;
  • Contaminação de fontes de água e plantações pelo cocô do gato, onde outros animais podem se infectar e a carne deles é consumida por nós, humanos. Exemplo: carne de porco, carneiro, vaca, entre outros;
  • Transfusão sanguínea;
  • Contaminação da mãe para o bebê durante a gestação.

Quais são os sintomas?

Em pessoas saudáveis, a toxoplasmose pode se passar por uma gripe, com febre e dor muscular, e ela se resolve sozinha em alguns meses. A maioria nem fica sabendo que teve essa doença. Porém, em pessoas que estão com o sistema de defesa debilitado, como é o caso de pacientes que têm AIDS, ou pessoas que estão fazendo tratamento do câncer, essa doença se manifesta de uma forma mais grave, podendo ser inclusive fatal.

O que fazer se eu pegar toxoplasmose?

O médico vai avaliar e dar o tratamento adequado ao seu caso. E se você for gestante, os medicamentos usados para tratar a toxoplasmose são totalmente seguros para serem usados durante a gestação e não causam mal nenhum ao bebê. Então faça o tratamento direitinho que as chances de você ter qualquer problema durante a gravidez serão muito pequenas.

Conclusão:

Em resumo, se você só toma água filtrada ou fervida, lava bem seus vegetais antes de comer, não come bichos crus ou mal cozidos por aí, não lambe gato, nem come cocô de gato, as chances de você pegar toxoplasmose são mínimas!

Compartilhe este vídeo para conscientizar as pessoas e acabar com o mito de que os gatos são os culpados por essa epidemia!

Fonte: O que é toxoplasmose? por Nunca vi 1 cientista