Pular para o conteúdo

Tratamento de Doença Renal em Animais – Dicas para o Março Amarelo.

Música

Para os animais que foram diagnosticados com a doença renal crônica e tiveram alterações nos exames bioquímicos ou na ultrassom, o tratamento começa sempre com a troca da ração. Em alguns casos, serão necessários medicamentos.

Medicamentos Alopáticos

Dentre os medicamentos mais indicados e mais utilizados, temos:

  • Pet Frio – Maleato de Enalapril: Apresentação de 5 e 10 mg com 30 comprimidos. Indicado para cães e gatos, normalmente utilizado para doença cardíaca congestiva em cães e para doença renal crônica em gatos.
  • Baseline – Benazepril: Medicamento mais novo, com a vantagem de ser mais potente. Apresentação de 5mg com 28 comprimidos. Indicado para cães e gatos. A desvantagem é que não pode ser utilizado em animais prenhes. Ambos os medicamentos são comprimidos palatáveis, o que facilita a ingestão dos animais.

Medicamentos Homeopáticos

Aqui temos o tratamento por medicamentos homeopáticos:

  • Fator Renal: Ajuda a diminuir os níveis de ureia e creatinina. Pode ser usado tanto em doença aguda quanto crônica, e não apresenta efeitos colaterais. Indicado para cães e gatos. A desvantagem é que deve ser utilizado de duas a seis vezes por dia.
  • Pro Rio: Serve para o mesmo propósito do Fator Renal, diminuindo os níveis de ureia e creatinina. Também não apresenta efeitos colaterais, mas deve ser utilizado três vezes por dia, o que pode dificultar o tratamento. Recomenda-se o uso duas vezes ao dia.

Fortekor é o medicamento com maior tempo de ação, sendo utilizado a cada 24 horas. Facilita bastante para os proprietários. Já o Fator Renal e o Pro Rio são glóbulos homeopáticos, e devem ser utilizados de acordo com as recomendações do fabricante.

Todos os medicamentos podem ser administrados facilmente, seja através de água ou diretamente na boca do animal.

Fonte: 33 | Tratamento de doença renal crônica em cães e gatos – MARÇO AMARELO por Emporio das Patas