Pular para o conteúdo

Primeiros casos da nova subvariante do Coronavírus são registrados no Brasil.


O Brasil registrou os primeiros casos de uma nova subir variante do novo coronavírus. O surgimento da micro x em meio à liberação das medidas contra a COVID-19 no país serve de alerta para a importância de se manter os cuidados de higiene e uso da máscara.
Os dois casos da subir variante foram registrados na capital paulista. Em nota, a Secretaria Estadual da Saúde informou que ambos foram descobertos por meio de um sequenciamento genético realizado no Instituto Butantan. Informações sobre idade, gênero e estado de saúde dos pacientes não foram divulgados.
A micro x é uma combinação das cepas ba 1.1 e da2 da ômicron. Em abril, o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de outra subir variante, a homem croches. Até agora, outras três pessoas também foram infectadas com o vírus da mesma linhagem.
Um estudo americano, que passa por revisão e contou com a participação da Escola de Medicina de Harvard, indicou que a variante homem não é tão grave quanto as anteriores. A pesquisa mostrou que os riscos de hospitalização e mortalidade foram quase idênticos aos de outras fases da pandemia ao longo de dois anos.
Quanto mais linhagens o novo coronavírus circula, aumenta o risco da aparição de novos sintomas, maior potencial de reinfecção e transmissibilidade. Tendo em vista esses aspectos, o atual contexto de retomada das atividades ainda demanda cuidados com proteção, que inclui o uso da máscara em locais com aglomerações e higiene das mãos como reformas.
Especialistas aconselham molhar as mãos, passar o sabão e esfregar bem entre e principalmente os dedos, enxaguar as mãos e secar. O importante é fazer a remoção mecânica de agentes e água nas mãos. Quando a gente chega de casa, quando a gente pega em transporte público, a gente vai a um supermercado.
O álcool em gel tem uma potência igual ou semelhante à da higienização feita com água e sabão. A Organização Mundial da Saúde definiu a data de 5 de Maio como o dia mundial de higienização das mãos, ação que faz parte de uma estratégia global de prevenção e controle de infecções. Ganhou ainda mais importância por causa da pandemia.
Um gesto simples, lavar as mãos ou utilizar álcool em gel, é capaz de proteger nosso organismo não somente contra a COVID-19, mas também evitar outras doenças contagiosas, como diarreias infecciosas, diarreia por rotavírus, conjuntivite bacteriana e viral, que podem ser transmitidas pelo contato. Algumas doenças são transmitidas por outras vias, como por exemplo, catapora. É uma doença que, se você toca a vesícula, você pode se contaminar e transmitir, contaminar e entrar nesse ciclo, ficar doente e transmitir para outras pessoas.
Fonte: Brasil registra primeiros casos de nova subvariante do Coronavírus por Jornal da Gazeta