Pular para o conteúdo

Psoríase no Brasil: Como lidar com o preconceito?

Psoríase: uma doença de pele que afeta milhões de brasileiros

Cerca de 3 milhões de brasileiros sofrem de psoríase, uma doença de pele crônica caracterizada por marcas e coceira. Embora não tenha cura, alguns tratamentos podem diminuir os sintomas. Infelizmente, a grande maioria dos pacientes sofre com o preconceito por causa da aparência.

As causas da psoríase

As causas exatas da psoríase são desconhecidas, mas acredita-se que ela esteja ligada ao sistema imunológico, a questões genéticas e também à influência do meio ambiente. A doença que não é contagiosa chama a atenção porque provoca descamação, vermelhidão, coceira e placas principalmente no couro cabeludo, cotovelos, joelhos, unhas, axilas e nas virilhas.

Os sintomas da psoríase

Um levantamento feito em quase 30 países avaliou o tratamento e o impacto da doença no dia a dia das pessoas. Os pacientes da Arábia Saudita são os que mais se incomodam com o problema. Em segundo lugar, estão os brasileiros. Aqui, mais de 70% dos que têm psoríase afirmam sofrer grande impacto negativo na qualidade de vida.

A psoríase é uma doença de pele crônica que se manifesta com:

  • Descamação
  • Vermelhidão
  • Coceira
  • Placas

Os sintomas aparecem principalmente no couro cabeludo, cotovelos, joelhos, unhas, axilas e nas virilhas.

Tratamentos para a psoríase

Embora não haja cura para a psoríase, existem tratamentos que podem ajudar a diminuir os sintomas:

  • Pomadas e cremes
  • Banhos de fototerapia
  • Comprimidos para coibir o processo inflamatório
  • Remédios biológicos injetáveis

Os remédios biológicos injetáveis são usados nos casos mais graves, como neste adolescente de 16 anos. O paciente com psoríase pode ter um risco maior de ter alguns eventos graves, como infarto e derrame. Por isso, é importante procurar atendimento médico para seguir as orientações do médico e procurar um especialista correto.

Cuidados com a psoríase

Quem tem histórico familiar deve ficar atento aos sintomas, pois quanto mais precoce for o diagnóstico, mais efetivo será o tratamento. É importante procurar atendimento médico para seguir as orientações do médico e procurar um especialista correto.

Fonte
Pessoas com psoríase sofrem preconceito no Brasil por Band Jornalismo