Pular para o conteúdo

Psoríase: Causas e Tratamentos – Orientações do Dermatologista Paulo Müller

Psoríase – Tratamento e Causas

A psoríase é uma doença de pele muito comum que afeta entre 2 a 3% da população. Geralmente, leva à formação de áreas avermelhadas e descamativas em qualquer área do corpo, mas principalmente na região extensora de joelhos e cotovelos.

A causa da psoríase ainda é desconhecida e é provavelmente multifatorial. No entanto, existe uma tendência genética primordialmente envolvida no desenvolvimento da doença.

Causas Associadas

  • Ingestão excessiva de álcool
  • Excesso de peso
  • Uso de medicamentos, como carbonato de lítio e beta bloqueadores

O que acontece é um processo inflamatório na pele com a proliferação excessiva de algumas camadas da pele, formando as áreas avermelhadas e com descamação.

Tratamento

As medidas comportamentais são importantes para o tratamento da psoríase, como o controle do peso, melhora da qualidade de vida, exposição solar controlada e hidratação da pele.

Nos casos de lesões localizadas, podem ser utilizados cremes, pomadas ou soluções contendo corticoides e análogos da vitamina D. Para casos mais extensos, existem opções de tratamento mais potentes, como a fototerapia, medicamentos via oral e medicamentos biológicos.

Vale lembrar que nenhum desses tratamentos tem a capacidade de curar a psoríase definitivamente, mas podem controlar bem a doença. Além disso, a psoríase não é transmissível.

Código:

Fonte
Psoríase: Causas e Tratamentos – Dr. Paulo Müller Dermatologista por Dr. Paulo Müller