Olá, eu sou a Doutora Cíntia, fonoaudióloga especialista em audição e zumbido. Bru, vou aproveitar uma pergunta que chegou em meu canal sobre medicação para zumbido. Foi muito engraçado, o paciente perguntou qual é o medicamento que tira o zumbido. Na verdade, não temos nenhum medicamento para o zumbido.
O que acontece é que alguns médicos otorrinolaringologistas investigam a causa de onde vem o zumbido. A partir disso, é tratada a causa e não o zumbido. Os sintomas tendem a diminuir porque o zumbido é um sintoma em 90% dos casos de perda auditiva.
Nós precisamos tratar a gestão para que o sistema se organize e comece a mandar as informações adequadamente. Em outros casos, a gente tem alterações no metabolismo. Pacientes que perdem muito peso de uma hora para outra, por exemplo, tendem a alterar o metabolismo e aparecerem zumbidos.
Alterações da arcada dentária também podem causar o zumbido. O importante é você saber a causa e investigar a causa. A partir disso, tratar a causa. É claro que a gente vai ter algumas medicações que, a partir das causas, é possível receitar para o paciente. Alguns estudos específicos e vitaminas também podem ajudar.
Porém, se olharmos a literatura, é muito controvérsia. Alguns medicamentos foram bons para um tipo de paciente ou tipo de zumbido, mas não para outros. Então, o mais importante é você saber a causa de onde vem e começar a tratar a partir disso.
Se a minha causa está na perda auditiva, que é onde chega o sinal da informação, eu preciso melhorar isso. É como se fosse uma via. Se a minha via não está mandando a informação adequadamente, a minha fábrica começa a desorganizar e a partir disso, saem alguns sons que podem ser o seu zumbido.
Espero que vocês tenham gostado! Qualquer dúvida, eu fico à disposição.
Fonte: Há medicação para o zumbido? por Cintia Fadini