Olá, eu sou Felipe Palma, médico mastologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia. Hoje, especialmente, estou muito feliz por interagir com vocês, pessoal que assiste nossos vídeos. Eu vou responder a uma pergunta da Karina, de Recife.
A pergunta da Karina é: “Eu tenho cisto mamário e só aumenta a chance de ter câncer de mama.”
Esse é o tema de hoje: os cistos mamários são lesões não proliferativas da mama, ou seja, não têm células se proliferando para gerar o cisto mamário. O cisto mamário ocorre por depósito de líquido na unidade ducto-lobular. O que é a unidade ducto-lobular? Ducto é a parte que carrega o leite, e o lóbulo é a parte que forma o leite. À medida que a mulher vai caminhando para menopausa, a involução do lóbulo mamário faz com que haja o extravasamento de líquido nessa parte funcional da mama, e esse extravasamento gera o cisto mamário.
Os cistos são estudados principalmente na ultrassonografia, e na ultrassonografia nós categorizamos os cistos em três tipos: os cistos simples, o cisto de conteúdo espesso e o cisto complexo, hoje chamado de nódulos císticos. Esses não são palpáveis, não são dolorosos e não causam nenhum sintoma. Os cistos são divididos em cistos simples, complicados e complexos.
Os cistos simples são lesões 100% benignas e não têm nenhuma relação com o câncer de mama. A paciente só será submetida a algum procedimento com os cistos simples se ele causar volume, desconforto ou dor, principalmente quando põe sutiã e aperta a área onde está o cisto. E como é feito esse procedimento? Através de uma punção geralmente guiada por ultrassonografia, localizamos onde está o cisto, enfiamos uma agulha fina e aspiramos esse material.
Os cistos complexos têm baixa relação com o câncer de mama, mas essa relação existe. O cisto complexo ou nódulos císticos oleosos deve ser investigado para o diagnóstico diferencial do câncer de mama. A paciente que tem o diagnóstico de cisto complexo deve ser submetido a biópsia.
Então, Karina, respondendo à sua pergunta, os cistos em geral não guardam relação com câncer de mama. Os cistos simples só serão impulsionados quando grandes e causando desconforto ao paciente. Os cistos complicados devem ser acompanhados, e os cistos complexos devem ser investigados.
Bom, então vocês que estão assistindo esse vídeo, façam como a Karina: mandem suas perguntas, mandem mensagens, participem conosco. Até o próximo vídeo!
Fonte: Os cistos mamários aumentam o risco do câncer de mama? – Dr. Felipe Palma por Dr. Felipe Palma