Pular para o conteúdo

Entenda os Sinais Vitais de Pressão Alta e Baixa – Pressão Máxima e Mínima

E aí, galera! Vamos para mais uma Nabeira do Leito. Neste quadro, trazemos para você situações reais dos nossos plantões. Olha este caso aqui: você chega ao quarto do paciente para verificar os sinais vitais, frequência cardíaca, frequência respiratória, temperatura, dor e pressão arterial. Na hora de verificar a pressão arterial, o paciente te pergunta o que significa quando falam pressão mais alta e pressão mais baixa. Você pensa: “Eu sei, mas eu não sei explicar”. Isso é bem comum, não é verdade? Um paciente, quando a gente pergunta alguma coisa, ele quer uma segurança sua. Ele quer que eu demonstre esse conhecimento. Pode demonstrar conhecimento na beira do leito. Consequentemente, a gente passa mais segurança para este paciente. Bora lá, olha só:

  • Pressão alta e pressão baixa, o que é isso?
  • Na nomenclatura técnica: pressão sistólica e pressão diastólica
  • A história seria pressão alta mais alta e pressão diastólica, a pressão mais baixa.
  • Pressão alta, ou pressão sistólica, vem do nome desse termo: “sístole”, que significa a contração. A pressão sistólica é a pressão mais alta. É aquela pressão que, logo que o ventrículo esquerdo do coração se contraiu, ele vai ejetar sangue em direção a aorta. Quando esse sangue do ventrículo esquerdo bateu lá na parede da aorta, essa é a pressão máxima, a pressão alta, a pressão sistólica.
  • Pressão diastólica vem de “diástole”, que significa relaxamento. Pressão diastólica é a pressão mínima, a pressão mais baixa. É uma pressão que se mantém nas artérias. No modo de relaxamento do ventrículo esquerdo, aquele que envia sangue para o resto do corpo, ou seja, quando se ouve uma sístole que teve pressão alta, ele está em repouso, por milésimos de segundo. E tem-se uma pressão diastólica, uma pressão mínima, aquela pressão que se mantém nas artérias para que o sangue, por exemplo, chegue na ponta dos dedos, chegue na ponta dos dedos nos pés, certo?

Não esquece mais dessa dica. Espero que tenha gostado. Espero no próximo Nabeira do Leito. Tchau!

Fonte: Pressão Máxima e Pressão Mínima – Pressão Alta e Pressão Baixa (Sinais Vitais) por Enfermagem Protagonista – Prof Rafa Albuquerque