Pular para o conteúdo

Outubro Rosa: Previna-se contra o câncer de mama e colo do útero com a Unnimax

Outubro Rosa: Prevenção do Câncer de Mama e Colo do Útero

A campanha Outubro Rosa nos lembra a importância da prevenção do câncer de mama, mas também faz um alerta para outras doenças como o câncer do colo do útero. O que essas enfermidades têm em comum? A prevenção e o autocuidado como as melhores estratégias para proteger a saúde.

  • O câncer de mama é o tipo mais frequente e também o que mais causa mortes na população feminina mundial.
  • O câncer do colo do útero é o terceiro tipo que mais ocorre, sendo a maior parte dos casos em jovens. Ele é a quarta causa de morte por câncer na população feminina do Brasil.

O primeiro passo para a prevenção é saber quais são os fatores de risco para o surgimento das doenças:

  • Menstruação precoce antes dos 12 anos;
  • Menopausa tardia após os 55 anos;
  • Histórico familiar e o uso de contraceptivos hormonais são alguns dos fatores que podem colaborar para o câncer de mama;
  • Para o câncer do colo do útero, os fatores de risco são a infecção pelo vírus HPV, o início precoce da atividade sexual antes dos 14 anos, a falta de conhecimento sobre os cuidados preventivos para manter a saúde e o uso prolongado de anticoncepcionais.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com hábitos saudáveis. Para isso, praticar atividade física, ter uma alimentação saudável, evitar o consumo de álcool e tabagismo são ações que devem fazer parte do cuidado com a saúde.

A prevenção do câncer do colo do útero deve ser feita com a vacinação contra o HPV e o uso de preservativos. Quando as lesões precursoras do câncer são identificadas e tratadas, é possível prevenir em 100% dos casos. A realização de exames anuais também deve fazer parte da rotina de prevenção e cuidados com a saúde. Conforme recomendação médica, a detecção do câncer de mama pode ser feita por meio de exames como a ultrassonografia, mamografias e outros. Já para o câncer do colo do útero, o exame preventivo é o Papanicolau.

A prática do autocuidado também é muito importante para a saúde e isso inclui o conhecimento sobre o corpo. Para isso, observe-se diariamente, isso permitirá que alterações sejam percebidas. E caso alguma suspeita surja, consulte o seu ginecologista. O profissional poderá indicar os exames e tratamentos adequados conforme avaliação médica.

Atenção: sinais e os sintomas do câncer de mama são bem conhecidos, como o surgimento de nódulos. Mas e os do colo do útero? Você sabe quais são? A doença tem um desenvolvimento lento e pode não apresentar sintomas na fase inicial. Em casos avançados, podem surgir sinais como sangramento vaginal, a secreção vaginal anormal, dor vaginal após relações sexuais e dor abdominal associada a queixas intestinais e urinárias. O câncer de mama e o câncer do colo do útero têm cura e para isso, o diagnóstico precoce é fundamental.

A prevenção é a melhor forma de autocuidado. Faça dela um hábito.

Fonte
Unnimax | Outubro Rosa: mês de prevenção do câncer de mama e colo do útero por Unnimax – Administradora