Pular para o conteúdo

Prevenção do Câncer de Colo do Útero: Tudo Sobre a Vacina Contra HPV

Câncer de colo do útero e vacina contra HPV

Olá! No vídeo de hoje, vou explicar sobre o câncer de colo do útero e a vacina contra HPV, que é um assunto muito importante e que deve ser dado a devida atenção.

Gostaria de pedir para você comentar sua opinião sobre esse assunto nos comentários abaixo desse vídeo.

O que é o HPV? São vírus capazes de infectar a pele ou as mucosas. Existem mais de 150 tipos diferentes de HPV e quarenta deles podem infectar a região genital e provocar o câncer. Os principais vírus são combatidos com duas doses da vacina de HPV, que está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Todo ano, cinco mil mulheres morrem vítimas do câncer de colo do útero no Brasil e anualmente 16 mil mulheres descobrem que estão com câncer de colo do útero. Aqui no Brasil, é o terceiro tumor mais frequente na população feminina, ficando atrás apenas do câncer de mama e do cólon retal. O câncer de colo do útero é a quarta causa de morte de mulheres por câncer aqui no Brasil.

Existem postos de coleta de exames preventivos ginecológicos do SUS que estão disponíveis em todos os estados do país e os exames são 100% gratuitos. Procure a secretaria de saúde de seu município para obter mais informações.

Prevenção

Existe a prevenção primária, que evita a infecção pelo HPV através do uso de preservativo, mas não garante a proteção total, pois o HPV pode infectar áreas não protegidas pelo preservativo. A vacinação contra o HPV é uma forma segura de prevenção de doenças causadas pelo HPV.

Existe também a prevenção secundária, que realiza o diagnóstico precoce através do exame de citopatológico, conhecido como Papanicolau, de colo do útero. Esse exame deve ser realizado rotineiramente em mulheres a partir dos 25 anos de idade ou a critério do seu médico. A colposcopia de colo do útero, caso o Papanicolau apresente alterações, permite a visualização da área alterada e a biópsia do local para confirmação do diagnóstico. Além disso, ajuda a definir a melhor conduta a ser adotada no tratamento.

Faixa etária para vacinação

Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos podem tomar a vacina gratuitamente no SUS. O sexo masculino foi implementado há pouco tempo. Outros grupos etários também podem dispor das vacinas em serviços privados, se indicado por seus médicos.

O calendário de vacinação contra o HPV hoje, em 2016, adotou o calendário de duas doses, sendo a segunda dose seis meses após a primeira. As mulheres e homens entre 9 e 26 anos com HIV devem receber três doses. A segunda dose deve ser administrada 2 meses depois da primeira e a terceira dose 6 meses após a primeira.

Essa aula foi bem resumida, mas serve para alertar nossa população para criar o hábito de realizar os seus exames periodicamente e procurar os serviços disponíveis caso tenham dúvidas. Compartilhe com seus amigos para que todos tenham acesso a esse conteúdo.

Fonte
Câncer de Colo do Útero e a Vacina Contra o HPV por Enfermagem Florence