Pular para o conteúdo

Prevenção é o Melhor Tratamento para Hantavirose – Saiba Mais


A Fanta Virose é uma doença que ocorre em todas as regiões do Brasil. No Mato Grosso, está distribuída em vários municípios, com mais concentração na região médio-norte do estado. A forma mais grave da doença, que compromete os pulmões e o coração, foi descoberta nas Américas somente em 1993 e é a mesma encontrada em Campo Novo do Parecis e em todo o Brasil.
A Arranca Virose é uma doença causada por um vírus transmitido pelo rato silvestre, um pequeno roedor nativo. A contaminação ocorre quando a pessoa respira poeira com fezes, urina ou saliva de ratos contaminados, quase sempre em ambientes fechados onde estes animais passaram ou estão presentes.
Após contrair o vírus, a pessoa pode levar de quatro a 55 dias para sentir os sintomas. Os sintomas iniciais são febre, dor no corpo, dor de cabeça e dor na barriga e, às vezes, vômito e diarreia. Em uma fase mais avançada, há tosse seca e dificuldade para respirar. Por fim, a insuficiência respiratória em cerca da metade dos casos pode levar à morte.
Não existe um tratamento específico para a Arranca Virose. Tudo o que se pode fazer é tratar os sintomas. Se você apresentar esses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa e informe que esteve em contato com ratos ou trabalha na zona rural.
Quando o problema é a Arranca Virose, a melhor solução é a prevenção. Aprenda a proteger a fazenda, o chakra onde você mora ou trabalha. Algumas medidas são:
-estar 40 metros de distância da casa, barracão, armazém, galinheiro, chiqueiro e outras construções;
-manter grama e mapa ao redor da casa;
-não deixar madeira, folhas e entulhos acumulados;
-não deixar lixo espalhado, armazenando em local distante da sede;
-guardar grãos ou qualquer alimento a uma altura mínima de 40 centímetros do chão e da parede;
-instalar ratoeiras nos pés do suporte de madeira para impedir o acesso dos ratos aos alimentos armazenados e também onde estão suspensos o lixo e a lenha;
-tampe todas as frestas e buracos por onde o rato do mato pode passar;
-manter horta limpa, cercada e distante a 40 metros da sede;
-manter os locais dos animais de criação sempre limpos.
A limpeza é fundamental para evitar a doença. Use equipamento de proteção individual e evite deixar qualquer produto que possa elevar a poeira. Quando for consertar ou limpar máquinas agrícolas e manipular grãos na lavoura, use a máscara B3, além de botas, luvas e óculos. Nunca deixe produtos em locais fechados, como em cima de sacarias ou embaixo de maquinários agrícolas. Não permita que as crianças brinquem na lavoura, mato ou capim, nem em galpões, silos ou armazéns, pois isso pode ser perigoso. Não coma frutos caídos ou próximos do chão. Lave pratos, talheres e toda a louça imediatamente após o uso. Restos de comida nunca devem ficar expostos. Nunca toque em roedores ou animais mortos. Use roupas e máscaras de proteção ao removê-los, enterrando-os em locais distantes da sede.
Fonte: Hantavirose-Prevenir é o Melhor Tratamento por CIEVS Mato Grosso