Pular para o conteúdo

Câncer de esôfago: diagnóstico, sintomas e tratamento.

Música

Então, para aquele paciente que já tem o diagnóstico do câncer de esôfago, a primeira recomendação é que procure um profissional que tenha experiência no tratamento dessa doença, seja um colorista clínico ou oncologista cirúrgico, para procurar fazer o diagnóstico o mais acurado possível da doença e das relações de órgãos vizinhos ao esôfago que podem estar acometidos ou até de doenças em outros órgãos. É hoje que dispomos de um armamento diagnóstico amplo nesse sentido.

Normalmente, o diagnóstico inicial é feito pelos copia digestiva alta com a biópsia, mostrando que se trata de um câncer de esôfago, seja ele do tipo epidermoide ou adenocarcinoma, que são os dois tipos mais prevalentes de câncer de agora. Depois disso, normalmente, tem que se investigar através de tomografias e de eventualmente de f2 copia que vai mostrar o grau de invasão da lesão no órgão, se é mais profundo, mais superficial ou se existem órgãos acometidos próximos o via aérea ora órgãos como a horta, o coração e etc.

Essa investigação é fundamental para a gente saber o estágio, como a gente fala da doença. Quanto mais precoce o estágio da doença, maior a chance de curabilidade. Então, são 11 rodadas iniciais muito importante. Feito esse diagnóstico do grau da doença, nós vamos então optar pelo tipo de tratamento e isso tudo, esse profissional deverá ter condições de orientar o paciente nesse sentido.

Em alguns momentos, o tratamento a ser escolhido é um tratamento cirúrgico, em outros momentos, o tratamento escolhido é um tratamento não cirúrgico e em outros momentos, o tratamento escolhido é o tratamento combinado rádio quinho e cirurgia. Como eu comentei previamente, então, é importante que o paciente, ao buscar isso, possa perguntar ao profissional quais são as chances de sobrevida que ele tem naquela situação da sua doença, quais são as perspectivas do que ele tem que fazer e normalmente, quando a lesão é precoce e o paciente tem condições de vir rapidamente buscar recurso, nós temos tido resultados muito bons com tratamento multimodal do câncer de esôfago.

Fonte: Diagnóstico de Câncer do Esôfago por IAD – Instituto do Aparelho Digestivo