Olá, meu nome é Hélio Rubens de Oliveira Filho. Eu sou médico mastologista e hoje vou falar sobre a doença de Paget.
O que é a doença de Paget na mama?
A doença de Paget é um tipo de câncer de mama extremamente raro, correspondendo a mais ou menos dois a três por cento dos casos de câncer de mama. Existem várias teorias que explicam como essa doença aparece, mas a teoria mais aceita diz que as células malignas têm afinidade pelas células da pele da mama. Ou seja, essas células malignas que estão dentro dos ductos saem dos ductos e vão para o mamilo e aí começa a se difundir pelo resto da mama.
Sintomas da Doença de Paget na mama
A história da doença de Paget é uma história clássica. Geralmente, acomete mulheres mais idosas que inicialmente percebem um pouco de prurido, um pouco de coceira no mamilo, geralmente somente em um dos lados. Essa terceira vai evoluindo com o passar dos dias e vai aumentando até que começam a aparecer pequenas feridas no mamilo. Essas feridas começam a aumentar de tamanho e posteriormente podem se espalhar pela pele.
Diagnóstico da doença de Paget na mama
Para fazer o diagnóstico, o médico mastologista faz uma prova terapêutica. Na grande maioria das vezes, as lesões na pele são problemas dermatológicos como eczema. Essas doenças respondem muito bem ao corticoide. Então, geralmente o mastologista passa um creme com corticoide e pede para o paciente testar por algum tempo e observar a evolução.
Se não houver uma evolução satisfatória, acende-se o sinal amarelo. Nesse caso, é necessário fazer uma investigação mais aprofundada, que geralmente consiste em uma biópsia. Uma pequena retirada daquele tecido para ser analisado.
Tratamento da doença de Paget na mama
Se confirmado o diagnóstico de Paget, é necessário avaliar a mama inteira, porque na grande maioria das vezes, cerca de 80 a 90% das vezes, essa doença está junto com um câncer de mama invasivo ou in situ. O tratamento dessa doença consiste basicamente na retirada de toda a área comprometida; que se for pequena, pode ser um tratamento local e se for muito extenso, a paciente pode ter que fazer a retirada total da mama, que é a mastectomia.
Muito obrigado.
Fonte: DOENÇA DE PAGET por Câncer de Mama Brasil