Pular para o conteúdo

Câncer de mama masculino: causas, sintomas e tratamento.

Câncer de Mama em Homens

Vamos falar um pouco agora sobre câncer de mama nos homens. O câncer de mama nos homens representa aproximadamente 1% de todos os cânceres de mama diagnosticados todos os anos e, por conta dessa raridade, os vídeos e áudios gravados para esta série levam em consideração que o paciente, via de regra, será uma mulher. No entanto, a imensa maioria desses áudios também são pertinentes para o caso de câncer de mama nos homens.

Existem algumas poucas diferenças que a gente tem que levar em consideração em relação ao tratamento de um e de outro. Homens, quando eles são diagnosticados com câncer de mama, eles obrigatoriamente devem passar por uma investigação para saber se este câncer foi decorrente de uma predisposição genética hereditária. Enquanto nas mulheres é uma minoria, apenas 10% e no máximo 15% das mulheres têm um câncer de mama como consequência de uma predisposição genética hereditária. Daqueles homens que desenvolvem câncer de mama, essa probabilidade é bastante maior. Além disso, nos homens não se fala em cirurgia conservadora. Então, quando um homem é diagnosticado com câncer de mama, ele vai ter que ser submetido à retirada completa da glândula mamária. Via de regra, isso inclui a pele e o mamilo, também.

É importante lembrar que os tipos de tratamento selecionados com base no subtipo de tumor são pertinentes também aos homens. No homem, a gente obrigatoriamente acaba fazendo a mastectomia (retirada completa do tecido mamário), perde um pouco o sentido a ideia de fazer um tratamento neoadjuvante (pré-operatório), então a gente não costuma fazer quimioterapia pré-operatória para homem, justamente porque isso não vai aumentar a probabilidade de fazer uma cirurgia conservadora. Nos homens, sempre será feita uma mastectomia.

No caso dos homens, valem também os áudios explicativos sobre como se trata o câncer metastático nas mulheres, com algumas raras exceções. Nos homens, a gente dá preferência para a utilização de tamoxifeno e não dos chamados inibidores de aromatase como a gente faz nas mulheres após a menopausa. Então, o tratamento padrão hormonal para os homens seria o tamoxifeno, tanto na área gilvânica quanto no tratamento da doença metastática.

E, obviamente, nos homens não se fala em reconstrução mamária. Em relação à radioterapia, o tratamento nos homens segue exatamente aquilo que é feito no caso das mulheres. E, como a gente faz muito mais mastectomia nos homens do que nas mulheres, a gente sempre faz uma tecnologia nos homens. Proporcionalmente, o número de homens que vão precisar fazer radioterapia é menor do que aquele que é feito nas mulheres.

Para aqueles poucos homens que têm um diagnóstico de câncer de mama, número um, a curabilidade destes homens é igual que das mulheres, se você comparar estágios da doença semelhante. Número dois, esta doença é extremamente curável. É importante lembrar disso.

A gente recomenda então para os homens que conversem com seus oncologistas. Idealmente, homens talvez devam ser tratados em centros maiores com mais experiência no tratamento de câncer de mama em homens. Era basicamente isso que eu queria dizer em termos de introdução a esse tema que é o câncer de mama em homens que é uma coisa relativamente rara.

Fonte: G2: Câncer de mama em homem por Hospital Israelita Albert Einstein

Marcações: