Pular para o conteúdo

Ansiedade e arritmia cardíaca: Entenda a relação parte 1


Hoje estou trazendo aqui uma pessoa que apresentou um dos quadros de ansiedade, cujas repercussões fisiológicas foram uma das mais graves que eu já vi. Chegou a ficar internado no CTI, se não me engano três dias, em função de uma arritmia cardíaca. Esse quadro de ansiedade se deu principalmente por uma perseguição política na esfera profissional da vida dessa pessoa e repercutiu fortemente na saúde.
Hoje, estamos fazendo acompanhamento com a parte de psicoterapia, também com medicação. Já temos alguns anos e uma resposta que a própria pessoa vai rolar bem. Eu queria perguntar o seguinte: você imaginava, antes de mais nada, o que era possível ir para o CTI por causa de estresse?
Não, nunca imaginei uma coisa. E aí, a coisa natural de chefe e desencadeada pelo, no caso, o cenário de estresse no trabalho, muito complicado. Na verdade, era meu trabalho a perseguição política, né? Não tinha essa percepção. Eu sabia outros fatores, né, como ele ficar sem caminhar e que não vai mais e depois que eu vi que a coisa boa tá bem mais embaixo.
E aí, nós entramos com a medicação para ansiedade, fizemos psicoterapia, foram meses e meses trabalhando. Isso nós tivemos o decorrer da própria perseguição, né, que foi muito intensa. Foi muito intensa mesmo. Tive a oportunidade de acompanhar, inclusive, até o Através do erro, como é que eu posso falar?
Ela se estende até no impedimento do seu afastamento definitivo, não é? Porque hoje é uma pena que a gente não possa entrar em detalhes, mas a verdade é que hoje você não consegue pisar no local, os sintomas só aparecem quando você pisa no local de que tudo aconteceu.
Quando você tem contato com pessoas de lá ou coisas do gênero, onde está fora de lá, sua vida é normal. E quando você tem contato com tudo que ficou gravado do que foi traumático, essa perseguição toda, isso é hoje é o que os gatilhos da dança dos antigos sintomas, né?
Que hoje praticamente não aparecem mais, nem conferindo assim é meu eu tenho que ver uma cicatriz na américa. O melhor seria informado até cicatriz ou da chamada new eu tenho uma vida normal, mas quando entro em qualquer momento que eu preciso ou entrar em contato com o ambiente de trabalho forte, a cabeça está tudo bem, tudo em volta, tudo à tona e assim claro, né, incomparavelmente mais de cinco anos.
Fonte: Arritmia cardíaca por ansiedade (parte 1) por Felipe Figueiredo Psiquiatra